Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28939
Title in Portuguese: Sequência Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemática: reflexões metodológicas sobre a postura docente
Author: Rodrigues, Iliane Maria Pimenta
Advisor(s): Santos, Maria José Costa dos
Keywords: Sequência Fedathi
Aprendizagem Cooperativa
Formação docente
Ensino de Matemática
Fedathi sequence
Cooperative Learning
Teacher training
Mathematics Teaching.
Issue Date: 2017
Citation: Rodrigues, L. M. P.; Santos, M. J. C. (2017)
Abstract in Portuguese: A presente pesquisa aborda a Sequência Fedathi e a Aprendizagem Cooperativa como propostas teórico-metodológica-formativas para o ensino de Matemática no ensino médio, a partir de uma análise sobre a postura do professor na aula de Matemática, objeto principal desta pesquisa. Destaca-se de um lado a Sequência Fedathi, como uma metodologia de formação docente, que considera preliminarmente, a análise teórica e a análise ambiental, na qual apresenta quatro fases: tomada de posição, maturação, solução e prova. De outro lado, a Aprendizagem Cooperativa se configura como uma metodologia baseada em cinco elementos: interdependência positiva, responsabilidade individual, interação promotora, competências sociais e processamento de grupo. Objetiva-se com esse estudo apresentar as metodologias Sequência Fedathi e Aprendizagem Cooperativa a partir da análise sobre uma formação docente, a fim de discutir seus contributos para a docência de Matemática. Para a fundamentação teórica e metodológica, esta pesquisa apoia-se nas ideias de Borges Neto (2013, 2017), Santos (2007), Sousa (2005, 2013, 2015), Pinheiro (2016), além de Johnson, Johnson e Smith (1991), Johnson, Johnson e Holubec (1993, 1998), Lopes e Silva (2009). A pesquisa tem como lócus de sua prática uma escola estadual de ensino regular, do município de Caucaia-Ceará, e para análise de dados foram adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa, por meio de instrumentos formativos a serem detalhados ao longo do texto. Para coleta de dados, foi necessário: (a) estudos para aprofundamento teórico; (b) observação da professora em sala de aula; (c) elaboração da proposta de formação; (d) formação da professora a partir das metodologias propostas; (e) observação da postura da professora após a formação; e, f) coleta, categorização e análise dos dados obtidos na formação e observação. Os resultados analisados apontam as implicações das duas metodologias empregadas ao Ensino de Matemática, principalmente no que concerne ao comportamento do professor e na organização do planejamento. Considera-se que tal pesquisa mostrou-se relevante no que se refere a proposta de formação a partir do uso em conjunto das metodologias Sequência Fedathi (SF) e Aprendizagem Cooperativa (AC), tendo como consequências a mudança de postura do professor, revelando: (i) o comportamento de um professor de Matemática reflexivo; (ii) mediador; e, (iii) incentivador de seus alunos, visando uma aprendizagem baseada na investigação e na cooperação.
Abstract: The present research approaches the Fedathi Sequence and Cooperative Learning as theoretical-methodological-formative proposals for the teaching of Mathematics in high school, based on an analysis of the teacher's posture in the Mathematics class as the main object of this research. The Fedathi Sequence stands out as a methodology of teacher training, which considers preliminary, theoretical analysis and environmental analysis, and presents 4 phases: positioning, maturation, solution and proof. The Cooperative Learning is configured as a methodology based on five elements: positive interdependence, individual responsibility, promoter interaction, social skills and group processing. The objective of this study is to present the Fedathi Sequence and Cooperative Learning methodologies based on the analysis of a teacher education, in order to discuss their contributions in/to the teaching of Mathematics. For the theoretical and methodological foundation, this research is based on the ideas of Borges Neto (2013, 2017), Santos (2007), Sousa (2005, 2013, 2015), Pinheiro (2016), and Johnson, Johnson and Smith 1991), Johnson, Johnson and Holubec (1993, 1998), Lopes e Silva (2009). The research has as a locus of its practice a state school of regular education, of the municipality of Caucaia-Ceará, and for data analysis used the presuppositions of the qualitative research, through formative instruments to be detailed in the research. For data collection, it was necessary: a) studies for theoretical deepening; b) observation of the teacher in the classroom; c) preparation of the training proposal; d) teacher training based on the proposed methodologies; e) observation of the teacher's posture after training, f) collection, categorization and analysis of the data obtained in the training and observation (ongoing). The results analyzed indicate the contributions of the two methodologies used to Teach Mathematics. It is considered that this research was relevant in relation to the training proposal from the joint use of the Fedathi Sequence and Cooperative Learning methodologies, having as consequences the behavior of a reflective mathematics teacher, mediator and encourager of his students, in order for them to learn from research and cooperativity.
Description: RODRIGUES, Iliane Maria Pimenta. Sequência Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemática: reflexões metodológicas sobre a postura docente. 2017. 131f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28939
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_dis_improdrigues.pdf1,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.