Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2936
Title in Portuguese: Ambiente virtual de aprendizagem: reflexões para uma pedagogia on-line
Title: Virtual learning environment: reflexions to on-line pedagogy
Author: Suzuki, Juliana Telles Faria
Advisor(s): Giannasi-Kaimen, Maria Júlia
Keywords: Educação a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Moodle
Formação Continuada
Univeristy Education, information and communication technology
Univeristy Education, information and communication technology
Moodle – VLE
Continuous Education – Use of ICT
Análise de interação em educação
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Formação Continuada do Professor
Educação Continuada
Interação homem-máquina
Software Educativo
Ensino auxiliado por computador
Issue Date: 2007
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: SUZUKI, J. T. F. ; GIANNASI-KAIMEN, M. J. (2007)
Abstract in Portuguese: O presente trabalho de dissertação discute questões surgidas na sociedade com o advento da internet, provocando impacto de diferentes naturezas em diversas áreas, sobretudo na educação. O surgimento e a introdução de ferramentas via internet voltadas para o gerenciamento de atividades educacionais suscitou a necessidade de repensar a prática educativa ressignificando os papéis desempenhados pelas instituições de ensino, pelos professores e pelos alunos. Dessa forma, teve por objetivo maior analisar as contribuições do uso de uma interface dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle aplicada à prática pedagógica de professores do ensino superior na modalidade presencial. Para isto buscou-se na literatura questões pertinentes voltadas a este assunto que possibilitaram focalizar o estudo. Desenvolveu-se também uma interface dentro do ambiente Moodle que possibilitou a realização de fóruns de discussão com professores do curso de Letras e Pedagogia que estão em exercício de sua profissão. Por fim realizou-se a tabulação e a análise dos resultados que permitiram considerar a importância da formação contínua na prática docente e a viabilidade de utilizar ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ou complemento ao ensino presencia
Abstract: O presente trabalho de dissertação discute questões surgidas na sociedade com o advento da internet, provocando impacto de diferentes naturezas em diversas áreas, sobretudo na educação. O surgimento e a introdução de ferramentas via internet voltadas para o gerenciamento de atividades educacionais suscitou a necessidade de repensar a prática educativa ressignificando os papéis desempenhados pelas instituições de ensino, pelos professores e pelos alunos. Dessa forma, teve por objetivo maior analisar as contribuições do uso de uma interface dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle aplicada à prática pedagógica de professores do ensino superior na modalidade presencial. Para isto buscou-se na literatura questões pertinentes voltadas a este assunto que possibilitaram focalizar o estudo. Desenvolveu-se também uma interface dentro do ambiente Moodle que possibilitou a realização de fóruns de discussão com professores do curso de Letras e Pedagogia que estão em exercício de sua profissão. Por fim realizou-se a tabulação e a análise dos resultados que permitiram considerar a importância da formação contínua na prática docente e a viabilidade de utilizar ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ou complemento ao ensino presencia
Description: SUZUKI, Juliana Telles Faria. Ambiente virtual de aprendizagem: reflexões para uma pedagogia on-line. 2007. 112f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina-PR, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2936
Appears in Collections:PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_dis_jtfsuzuki.pdf1,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.