Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2936
Type: | Dissertação |
Title: | Ambiente virtual de aprendizagem: reflexões para uma pedagogia on-line |
Title in English: | Virtual learning environment: reflexions to on-line pedagogy |
Authors: | Suzuki, Juliana Telles Faria |
Advisor: | Giannasi-Kaimen, Maria Júlia |
Keywords: | Educação a Distância;Ambiente Virtual de Aprendizagem;Moodle;Formação Continuada;Univeristy Education, information and communication technology;Univeristy Education, information and communication technology;Moodle – VLE;Continuous Education – Use of ICT;Análise de interação em educação;Ambiente Virtual de Aprendizagem;Formação Continuada do Professor;Educação Continuada;Interação homem-máquina;Software Educativo;Ensino auxiliado por computador |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | http://www.teses.ufc.br |
Citation: | SUZUKI, J. T. F. ; GIANNASI-KAIMEN, M. J. (2007) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho de dissertação discute questões surgidas na sociedade com o advento da internet, provocando impacto de diferentes naturezas em diversas áreas, sobretudo na educação. O surgimento e a introdução de ferramentas via internet voltadas para o gerenciamento de atividades educacionais suscitou a necessidade de repensar a prática educativa ressignificando os papéis desempenhados pelas instituições de ensino, pelos professores e pelos alunos. Dessa forma, teve por objetivo maior analisar as contribuições do uso de uma interface dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle aplicada à prática pedagógica de professores do ensino superior na modalidade presencial. Para isto buscou-se na literatura questões pertinentes voltadas a este assunto que possibilitaram focalizar o estudo. Desenvolveu-se também uma interface dentro do ambiente Moodle que possibilitou a realização de fóruns de discussão com professores do curso de Letras e Pedagogia que estão em exercício de sua profissão. Por fim realizou-se a tabulação e a análise dos resultados que permitiram considerar a importância da formação contínua na prática docente e a viabilidade de utilizar ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ou complemento ao ensino presencia |
Abstract: | O presente trabalho de dissertação discute questões surgidas na sociedade com o advento da internet, provocando impacto de diferentes naturezas em diversas áreas, sobretudo na educação. O surgimento e a introdução de ferramentas via internet voltadas para o gerenciamento de atividades educacionais suscitou a necessidade de repensar a prática educativa ressignificando os papéis desempenhados pelas instituições de ensino, pelos professores e pelos alunos. Dessa forma, teve por objetivo maior analisar as contribuições do uso de uma interface dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle aplicada à prática pedagógica de professores do ensino superior na modalidade presencial. Para isto buscou-se na literatura questões pertinentes voltadas a este assunto que possibilitaram focalizar o estudo. Desenvolveu-se também uma interface dentro do ambiente Moodle que possibilitou a realização de fóruns de discussão com professores do curso de Letras e Pedagogia que estão em exercício de sua profissão. Por fim realizou-se a tabulação e a análise dos resultados que permitiram considerar a importância da formação contínua na prática docente e a viabilidade de utilizar ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ou complemento ao ensino presencia |
Description: | SUZUKI, Juliana Telles Faria. Ambiente virtual de aprendizagem: reflexões para uma pedagogia on-line. 2007. 112f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina-PR, 2007. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2936 |
Appears in Collections: | PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2007_dis_jtfsuzuki.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.