Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2982
Título: O Reisado em Juazeiro do Norte e os conteúdos da História e Cultura Africana e Afrodescente: uma proposta para a implementação da Lei nº 10.639/03.
Título em inglês: The Reisado in the Juazeiro do Norte-CE e os contents of the history and culture african and afrodescendant: a way for the implementation the Law number 10.639/03.
Autor(es): NUNES, Cicera
Orientador(es): CUNHA JÚNIOR, Henrique Antunes
Palavras-chave: Folia de Reis - Juazeiro do Norte(CE)
Cultura afro-brasileira - Estudo e ensino - Juazeiro do Norte(CE)
Cultura afro-brasileira - História - Juazeiro do Norte(CE)
Currículos - Mudanças - Juazeiro do Norte(CE)
Negros - Juazeiro do Norte(CE) - Usos e costumes
Negros - Juazeiro do Norte(CE) - Identidade étnica
Brasil.[Lei N.10.639,de 9 de Janeiro de 2003
Data do documento: 2007
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: NUNES, C. ; CUNHA JÚNIOR, H. A. (2007)
Resumo: Esta pesquisa visa discutir no município de Juazeiro do Norte-Ceará a importância da inclusão no currículo da educação básica da temática “História e Cultura Africana e Afrodescendente” a partir da implementação da Lei nº. 10.639/03. Levantamos momentos importantes da história brasileira onde os movimentos negros estiveram presentes manifestando-se contra o descaso do Poder Público com relação às questões que dizem respeito à população negra residente neste país. Esta conquista importante é resultado da mobilização e pressão desses movimentos que durante anos têm denunciado as distâncias que separam negros e brancos neste país. Deste modo, adentramos no universo desta cidade e região, trazendo elementos da história local que nos ajude a compreender como tem se dado a participação afrodescendente no desenvolvimento econômico e cultural, como também chamar a atenção dos/as educadores/as locais para o redimensionamento do trabalho na escola com as africanidades e afrodescendências fortemente presentes na região do Cariri Cearense. Constatamos que o sistema educativo não possui este levantamento, o que reforça a idéia de que a presença negra nesta região não foi significativa. Neste estudo, optamos pela análise dos Reisados Juazeirenses, por ser uma característica importante da região enfocada e que nos possibilita o reconhecimento dos valores civilizatórios africanos enquanto um legado histórico-cultural. Apontamos um caminho para a implementação da Lei nº. 10.639/03 a partir da utilização desta dança de matriz africana enquanto uma possibilidade de significar a identidade étnica dos afrodescendentes e promover o aprendizado da cultura. Consideramos que uma política de formação de professores que conte com a participação de universidades e dos demais órgãos responsáveis pela educação é urgente e necessária. Os vários fatos históricos e culturais levantados neste trabalho demonstram a necessidade de outros estudos que venham aprofundar as discussões em torno desta temática. O enfoque metodológico é a pesquisa participante fundamentada na história oral.
Descrição: NUNES, Cicera. O reisado em Juazeiro do Norte e os conteúdos da história e cultura africana e afrodescente: uma proposta para a implementação da Lei nº 10.639/03. 2007. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2982
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_dis_CNunes.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.