Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3043
Título: Formação do tutor: um estudo sobre os aspectos teóricos e práticos do curso de formação de tutores a distância do IFCE
Título em inglês: Tutor training: a study of the theoretical and practical aspects of the training course for distance tutors of IFCE
Autor(es): MINEIRO, Hélvia Moreira
Orientador(es): SILVA, Cassandra Ribeiro de Oliveira e
Palavras-chave: Educação a Distância
IFCE
Formação do Tutor
Distance Education
Tutor Training
Ensino à distância - Fortaleza(CE)
Professores - Formação - Fortaleza(CE)
Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará
Data do documento: 2011
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: MINEIRO, H.M.; SILVA, C.R.O. (2011)
Resumo: Este estudo tem o objetivo de investigar a formação do tutor através do Curso de Formação de Tutores a Distância do IFCE. Esse profissional carece de formação que contenha elementos norteadores para sua prática tutoria, haja vista que é considerado de fundamental importância para o processo de ensino e aprendizagem na modalidade à distância. Indaga-se então, como o curso de formação para tutor oferece ferramentas e conhecimento necessário para desempenhar a função de tutoria na EaD? A pesquisa consiste numa abordagem qualitativa, cujos objetivos foram exploratórios e descritivos. Em decorrência da necessidade de investigar detalhadamente a formação do tutor através do curso de formação e as particularidades da temática que fundamentou a escolha da referida abordagem. Os resultados e discussões desenvolvidos na pesquisa, concluí-se que a formação do tutor é algo essencial a sua pratica enquanto profissional da EaD, sendo de grande importância que a instituição fomentadora ao projetar o curso de formação atente-se a elementos que aliem a teoria e a simulação da pratica atrelado a teoria durante o curso e, também após a conclusão do mesmo esse aluno (futuro tutor) seja acompanhado na sua pratica. Com isso têm-se profissionais mais seguros de sua atuação. Os alunos questionados contribuíram de maneira valorosa ao pontuar itens carentes de mudança e adequação. Portanto, a formação do tutor descortina a educação a distância e todas as suas características. Uma vez que o tutor é considerado professor numa perspectiva em que as Tecnologias Digitais da Informação oferecem ferramentas para concretização do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, é notória a necessidade de trabalhar conteúdos/conceitos essenciais a sua formação, tais como: funções, saberes, papéis, atribuições, competências a serem desempenhadas.
Descrição: MINEIRO, Hélvia Moreira. Formação do tutor: um estudo sobre os aspectos teóricos e práticos do curso de formação de tutores a distância do IFCE. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3043
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_Dis_ HMMineiro .pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.