Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3072
Title in Portuguese: Qualificar para a diversidade: avaliação da necessidade de formação continuada para professores na escola inclusiva
Title: Qualify for the diversity: assessment of need for continuing education for teachers in schools inclusive
Author: Mendes, Debora Lucia Lima Leite
Advisor(s): Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Keywords: Avaliação de Programas
Formação de Professores
Programs evaluation
Teachers’ formation
Inclusive education.
Inclusão escolar - Fortaleza(CE)
Professores de educação especial - Formação - Fortaleza(CE)
Professores de educação especial - Fortaleza(CE) - Atitudes
Professores de educação especial - Educação(Educação permanente) - Fortaleza(CE)
Issue Date: 2007
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: MENDES, Debora Lucia Lima Leite. Qualificar para a diversidade: avaliação da necessidade de formação continuada para professores na escola inclusiva. 2007. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.
Abstract in Portuguese: O presente estudo objetivou investigar quais as necessidades formativas dos educadores das escolas da rede pública estadual da cidade de Fortaleza; se estão satisfeitos com a formação que possuem ou com a formação que obtiveram em serviço e, consequentemente, se são aptos para o atendimento educativo de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs). Para tanto, apresentou uma revisão de literatura referente à história da Educação Especial, à importância da Educação Inclusiva, da Formação Continuada de professores e da avaliação de programas de formação, conduzindo então a uma reflexão mais aprofundada quanto ao atendimento de pessoas com NEEs em sala de aula regular. Neste trabalho, foi adotada a investigação quali-quantitativa, na forma de uma pesquisa exploratória, que abordou as experiencias cotidianas dos professores. Como instrumento, foi aplicado um questionário semi-estruturado na escola, com a apresentação de opiniões pessoais dos professores sobre a própria formação continuada. A amostra foi selecionada intencionalmente, em conformidade com a natureza do estudo: finita, foi constituida por professores de Ensino Fundamental de escolas da rede pública estadual de Fortaleza que atendiam alunos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupação dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs em sala de aula regular, perfazendo um total de 64 sujeitos. Os dados coletados enfatizaram a preocupação dos professores com a qualidade do atendimento prestado aos educandos com NEEs. Os resultados indicaram que desejam cursos de formação continuada com ampla abordagem de conceitos que possibilitem desde a identificação e/ou diagnóstico das NEEs até métodos de ensino voltados para a prática cotidiana do professor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3072
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_Dis_DLLLeite.pdf527,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.