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Tipo: Dissertação
Título: Um estudo sobre as ações de avaliação da aprendizagem e intervenções pedagógicas desenvolvidas com crianças não alfabetizadas em turmas de 4º ano do E.F. em uma escola do município de Fortaleza/CE
Autor(es): Lima, Nágila Rabelo de
Orientador: Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palavras-chave: Avaliação externa;Alfabetização escolar;Intervenções pedagógicas;External evaluation;School literacy;Pedagogical interventions
Data do documento: 2018
Citação: LIMA, Nágila Rabelo de. Um estudo sobre as ações de avaliação da aprendizagem e intervenções pedagógicas desenvolvidas com crianças não alfabetizadas em turmas de 4º ano do E. F. em uma escola do município de Fortaleza/CE. 2018. 121f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Os resultados das avaliações externas da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA e da Prova Brasil para as disciplinas de Língua Portuguesa têm mostrado que existem alunos que concluem o 3º ano do Ensino Fundamental (E.F.) e chegam até o 5º ano sem estar devidamente alfabetizados – fator que interfere diretamente no seu desempenho escolar. Nesse sentido, as estratégias de intervenção pedagógicas se apresentam como essenciais para a superação de déficits de aprendizagem. Partindo dessa premissa, essa pesquisa investigou as ações de avaliação e estratégias de intervenção pedagógica desenvolvidas com alunos de 4º ano identificados como não alfabetizados em uma escola do município de Fortaleza- CE, com baixo desempenho nas avaliações externas de Língua Portuguesa (ANA-2013 e Prova Brasil “5º ano” – 2015). A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo e a nível descritivo, incluiu aplicação de atividades de leitura e escrita com alunos de 4º ano não alfabetizados, entrevistas com a coordenação pedagógica da escola e professores-regentes, bem como técnicas de observação nas aulas de Língua Portuguesa ministradas pelas professoras regentes e apoio com foco nas intervenções voltadas para as dificuldades dos alunos não alfabetizados. Os resultados mostraram que a escola desenvolve ações de melhoria para a recuperação de alunos não alfabetizados, no entanto, devido a não sistematização das ações estratégicas não foram percebidas melhorias significativas, visto que as atividades de leitura e escrita aplicada a 8 (oito) alunos nos meses de Novembro a Dezembro/2017 detectou ainda sérios problemas de alfabetização. Além disso, a pesquisa mostrou que as professoras-apoio não desenvolveram atividades voltadas para as dificuldades dos alunos, enquanto as professoras-regentes, apesar de terem apresentado metodologias que contribuem para o processo de alfabetização e letramento das crianças, não conseguiram desenvolver atividades diferenciadas a fim de atender o nível cognitivo dos alunos não alfabetizados em sala de aula. Concluímos que as estratégias, por ora observadas, carecem de melhor sistematização, recursos didáticos adequados e acompanhamento dos resultados.
Abstract: The results of the external evaluations of the National Literacy Assessment - ANA and the Brazil Proof for the Portuguese Language disciplines have shown that there are students who complete the 3rd year of Elementary School (EF) and arrive until the 5th year without being properly literate - which interferes directly with their school performance. In this sense, pedagogical intervention strategies are presented as essential for overcoming learning deficits. Based on this premise, this research investigated the evaluation actions and strategies of pedagogical intervention developed with 4th grade students identified as not literate in a school in the city of Fortaleza, CE, with low performance in the external evaluations of Portuguese Language (ANA-2013 and Brazil Proof "5th year" - 2015). The qualitative and descriptive research methodology included the application of reading and writing activities with non-literate 4th year students, interviews with the pedagogical coordination of the school and teachers-regents, as well as observation techniques in Language classes Portuguese teachers taught by the regent teachers and support focused on interventions aimed at the difficulties of the non-literate students. The results showed that the school develops improvement actions for the recovery of non-literate students, however, due to the nonsystematization of the strategic actions, no significant improvements were noticed, since the reading and writing activities applied to 8 (eight) students in the November to December / 2017 also detected serious problems of literacy. In addition, the research showed that the support teachers did not develop activities focused on the difficulties of the students, while the teachers-regents, although presenting methodologies that contribute to the literacy and literacy process of the children, were unable to develop differentiated activities at the same time. order to meet the cognitive level of non-literate students in the classroom. We conclude that the strategies, for the time being observed, need to be better systematized, adequate didactic resources and results monitoring.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30766
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