Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30772
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Didática e psicologia: contribuição à crítica do psicologismo na educação
Autor : Alvite, Maria Mercedes Capelo
Palabras clave : Didática;Psicologismo Pedagógico;Prática Pedagógica;Psicologismo
Fecha de publicación : 1980
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : Alvite, M. M. C. (1980)
Resumen en portugués brasileño: As experiências vivenciadas na escola como aluna e professora, levam-nos à convicção de que não se pode avaliar a prática educacional sem se levar em conta o contexto do sistema escolar geral que, por sua vez, só pode ser explicado dentro do contexto sócio-político-econômico em que está inserido. A educação só pode ser compreendida como atividade humana entranhada na totalidade de uma organização social. O que se observa, contudo, é que, de um modo geral, nos cursos de Pedagogia, a avaliação da problemática educacional Ó feita apenas num enfoque pedagógico ou psico-pedagógico. Com isso, não se faz apenas análises parciais da realidade educacional, mas pseudo-análises, já que a educação só pode ser entendida no contexto das relações sociais que refletem o conflito de duas classes antagônicas: a classe dominante e a classe dominada.
Descripción : ALVITE, Maria Mercedes Capelo. Didática e psicologia: contribuição à crítica do psicologismo na educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 13-17, jul./dez. 1980.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30772
ISSN : 0102-1117
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1980_art_mmcalvite.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.