Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3089
Título: Impactos gerados pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (SPAECE) na melhoria do ensino e aprendizagem no Ensino Médio
Título em inglês: Impacts generated by the Permanent System of Evaluation of Basic Education of the State of Ceará (SPAECE) in improving teaching and learning in high school
Autor(es): SANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos
Orientador(es): CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palavras-chave: Diretores escolares - Avaliação - Ceará
Learning
Ensino médio - Avaliação - Ceará
SPAECE
External Evaluation
Aprendizagem
Estudantes do ensino médio - Avaliação - Ceará
Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará
Data do documento: 2010
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: SANTOS, F. D. G. S.; CIASCA, M. I. F. L. (2010)
Resumo: Esta pesquisa objetiva fazer uma análise dos impactos que os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE) têm gerado no âmbito da escola de Ensino Médio regular para melhoria do ensino e aprendizagem, no período de 2008 a 2009. Esta avaliação é realizada através da pesquisa de como os resultados do SPAECE estão chegando à escola e se os atores envolvidos têm ciência do seu significado, se identificam as mudanças provocadas na prática docente e se estas têm sido eficazes na melhoria da aprendizagem. Essa análise é feita com base na comparação de fatores determinantes para o sucesso ou fracasso da aprendizagem dos alunos e na correlação do desempenho da gestão escolar na figura do diretor escolar, através da articulação da sua equipe para o crescimento das médias de proficiência no SPAECE. Os procedimentos metodológicos abrangem pesquisa documental, com consulta e análise de relatórios dos resultados do SPAECE em suas várias edições; pesquisa bibliográfica de autores renomados da avaliação educacional, dentre eles Luckesi (2006; 1999), Perrenoud (1999), Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004) e Vianna (2009; 2003; 2002; 2000; 1989); estudo longitudinal do SPAECE para seleção de escolas; estudo de campo com observação e aplicação de questionários a diretores, professores e alunos do 3º ano do Ensino Médio; análise dos dados com o suporte do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), que possibilitou o estudo quantitativo e subsidiou o estudo qualitativo. Como decorrência da pesquisa, observou-se que os resultados estão sendo divulgados nas escolas, em sua maioria, através de reuniões com professores e/ou estudos por turma em sala de aula, porém a utilização dos resultados como um instrumento constante do pedagógico ainda tem muito a avançar; há preocupação do professor com relação às estratégias metodológicas e avaliativas, porém nas mudanças há uma concentração de ações relacionadas ao uso dos descritores da Matriz de Referência; evidenciou-se que, na maioria dos fatores determinantes de sucesso e/ou fracasso da aprendizagem, há sintonia na percepção de professores e diretores; e constatou-se que a gestão escolar que tem organização de rotinas relacionadas ao pedagógico, com utilização dos resultados do SPAECE, consegue traçar estratégias mais eficazes para a aprendizagem.
Descrição: SANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos. Impactos gerados pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (SPAECE) na melhoria do ensino e aprendizagem no Ensino Médio. 2010. 191f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3089
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_Dis_FDGSANTOS.pdf3,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.