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Título: Formação continuada para professores de Educação Infantil: concepções de profissionais da rede municipal de ensino de Fortaleza.
Título em inglês: Continuing education for teachers of early childhood education: concepts of professional education network city of fortress
Autor(es): GUEDES, Elizangela Amaral
Orientador(es): CRUZ, Sílvia Helena Vieira
Palavras-chave: Formação de Professores
Formação Continuada
Educação Infantil
Teacher Education
Continuing Education
Early Childhood Education
Professores de educação pré-escolar - Formação - Fortaleza(CE) - 2005-2010
Professores - Educação(Educação permanente) - Fortaleza(CE) - 2005-2010
Professores de educação pré-escolar - Atitudes - Fortaleza(CE) - 2005-2010
Prática de ensino - Fortaleza(CE) - 2005-2010
Data do documento: 2011
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: GUEDES, E. A. ; CRUZ, S. H. V. (2011)
Resumo: Pesquisas e ações inovadoras têm apontado para a importância do investimento no desenvolvimento profissional dos professores, entendendo que a democratização do ensino passa pela formação destes profissionais, além de contribuir com a sua valorização e melhorias nas suas condições de trabalho. O foco deste trabalho está relacionado à formação continuada de professoras para a Educação Infantil, sendo esta uma delimitação necessária visto que as políticas educacionais voltadas para a formação docente são bastante amplas. No caso destas profissionais, as discussões sobre as carências na formação inicial e continuada podem ser consideradas como casos específicos, pois o que se observa é que as formações destinadas às professoras que atuam em turmas de crianças na idade de zero a cinco anos, em muitos casos, não contemplam as questões específicas da educação dessas crianças, acarretando equívocos nas suas práticas pedagógicas. A pesquisa buscou analisar as concepções de formação continuada e a percepção das formações continuadas vivenciadas no período de 2005 a 2010 de um grupo de profissionais formado por técnicas de educação e de professoras que atuam na Educação Infantil da rede municipal de ensino de Fortaleza, Ceará. O aporte teórico traz as concepções sobre formação continuada de professores, em âmbito geral, tendo por base as ideias de António Nóvoa (1997; 1999) e Gimeno Sacristán (1995). Para o caso específico da formação continuada de professoras que atuam na Educação Infantil, as ideias de Júlia Oliveira-Formosinho (2001a; 2009), foram tomadas como suporte teórico no decorrer deste estudo. A abordagem do trabalho é de cunho qualitativo, sendo a estratégia utilizada o estudo de caso. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com sete técnicas de educação, três professoras de creche e seis professoras de pré-escola. A análise do material coletado evidenciou que as concepções de formação continuada das técnicas de educação estão relacionadas à atualização e ampliação de conhecimentos e as concepções das professoras ressaltam a necessidade de mudança na prática pedagógica. Com relação às percepções dos impactos nas práticas pedagógicas de professoras, as técnicas de educação ressaltam, principalmente, a mudança das concepções de criança por parte das professoras e estas, por sua vez, ressaltam as oportunidades de trocarem experiências com as colegas de profissão e refletirem sobre suas práticas através da relação teoria/prática.
Abstract: Research and innovative actions have pointed to the importance of investment in professional development of teachers felt that the democratization of education involves the training of these professionals, and contribute to their recovery and improvements in their working conditions. The focus of this work is related to the ongoing training of teachers for kindergarten, which is necessary as a demarcation that educational policies aimed at teacher training are quite large. For these professionals, discussions about the gaps in initial and continuing education can be considered as specific cases, since what is observed is that training for the teachers who work in groups of children aged zero to five years in many cases do not address the specific issues of education of these children, leading to mistakes in their teaching. The research sought to examine the concepts of continuing education and continuing education of perception experienced in the period 2005 to 2010 a group of professionals made up of technical education and teachers who work in Early Childhood Education of the municipal school of Fortaleza, Ceará. The theoretical brings the concepts of continuous training of teachers in the general framework, based on the ideas of Antonio Nóvoa (1997, 1999) and Gimeno Sacristan (1995). For the specific case of the continuous training of teachers working in kindergarten, the ideas of Julia Oliveira-Formosinho (2001a, 2009), were taken as theoretical support throughout this study. The approach to work is the qualitative character, and the strategy used the case study. To collect data were semi-structured interviews with seven technical education, three teachers and six nursery pre-school teachers. The analysis of the collected material showed that the concepts of continuous training of technical education are related to upgrading and expansion of knowledge and conceptions of the teachers emphasized the need for change in pedagogical practice. With respect to perceptions of the impact on teaching practices of teachers, education techniques highlighted mainly the changing conceptions of children by the teachers and they, in turn, highlight the opportunities to exchange experiences with colleagues and reflect about their practices through the theory / practice relationship.
Descrição: GUEDES, Elizangela Amaral. Formação continuada para professores de educação infantil: concepções de profissionais da rede municipal de ensino de Fortaleza. 2011. 150f. . Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3103
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