Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3104
Title in Portuguese: Avaliação Educacional na Educação Corporativa: as práticas de avaliação da aprendizagem e a contribuição dos cursos dos Programas de Educação Corporativa para a atuação profissional do educando.
Title: Educational Assessment in Corporate Education: the practice of evaluation of learning and the contribution of the courses of Corporate Education programs for the professional practice of the student
Author: Lima, Joice Garcia
Advisor(s): Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Keywords: Avaliação da Aprendizagem
Educação Corporativa
Avaliação de Programas de Treinamento
Learning assessment
Corporative Education
Evaluation of training programs
Responsabilidade dos empregadores na educação - Avaliação - Fortaleza(CE)
Pessoal - Treinamento - Avaliação - Fortaleza(CE)
Aprendizagem
Issue Date: 2011
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: LIMA, Joice Garcia. Avaliação educacional na educação corporativa: as práticas de avaliação da aprendizagem e a contribuição dos cursos dos Programas de Educação Corporativa para a atuação profissional do educando. 2011. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2011.
Abstract in Portuguese: A avaliação da aprendizagem na Educação Corporativa (EC) é cada vez mais discutida nos programas de treinamento, por ser voltada ao sucesso e à eficácia organizacional das empresas;por isso, torna-se um desafio às organizações que buscam a eficiência e eficácia de seus treinamentos. Nesse sentido, parte-se de uma compreensão de avaliação da aprendizagem como caráter formativo e que tenha como proposta principal ser um instrumento de aprimoramento das práticas e de auxílio para alcance dos objetivos educacionais. Assim, a pesquisa teve como objetivo geral identificar como a avaliação da aprendizagem é realizada nos cursos dos programas de Educação Corporativa e a contribuição desses cursos para a atuação profissional, a partir da visão dos educandos. Procurando identificar especificamente: a) a contribuição dos cursos dos programas de EC para a melhoria da atuação profissional; b) Identificar como a avaliação da aprendizagem é realizada nos cursos dos programas de EC; c) avaliação dos modelos de aprendizagem utilizados nos cursos dos programas de EC; d) Analisar a coerência entre os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e a avaliação utilizada. A metodologia aplicada para o estudo foi de natureza qualitativo e quantitativo, com o estudo exploratório sobre as práticas avaliativas nos programas de EC. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário, em que se utilizou como recurso para a análise dos resultados o software SPSS (Statistical Pakage for the Social Sciences) versão 15.0 para “windows” e a análise de conteúdo das respostas emitidas. A amostra foi composta por 210 treinandos, de quatro organizações em Fortaleza que desenvolvem cursos em seus programas de EC, são elas: Federação da Indústria do Estado do Ceará (FIEC), Sindicato da Construção Civil do Ceará (SINDUSCON), Universidade Unimed Fortaleza e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).Os resultados indicam que os treinandos avaliam positivamente a realização dos treinamentos e observa-se que são utilizadas estratégias diferenciadas na avaliação da aprendizagem, mas as referências na construção de um Projeto Político Pedagógico (PPP) ainda estão em construção por algumas organizações. Assim, percebe-se que na avaliação da aprendizagem procuram valorizar a participação e reflexão dos treinandos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3104
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_Dis_JGLima.pdf679,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.