Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3114
Título: Educação e alimentação: idéias sociais, políticas e pedagógicas na obra de Dante Costa
Título em inglês: Education and food: social ideas, political and pedagogical work of the Dante Costa
Autor(es): FROTA, Jorge Washington da Silva
Orientador(es): BEZERRA, José Arimatea Barros
Palavras-chave: Costa,Dante,1912-1968 - Crítica e interpretação
Nutrição - Brasil - 1930-1950
Hábitos alimentares - Brasil - 1930-1950
Assistência alimentar - Brasil - 1930-1950
Data do documento: 2011
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: FROTA, J. W. S. ; BEZERRA, J. A. B. (2011)
Resumo: Análise social e histórica que tem como objeto de estudo a produção científica seminal, de enfoque social, sobre alimentação e nutrição no Brasil. Objetivou analisar se a produção acadêmica sobre alimentação e nutrição de Dante Costa, ocorrida entre meados da década de 1930 e final dos anos de 1950, desenvolveu-se de forma articulada com os ideários educacional, social e político, predominantes na época de gênese e efetivação do campo científico na área de educação e assistência alimentar no Brasil. Buscou ainda: identificar as concepções de educação e de educação alimentar presentes nas produções desse autor; verificar as relações dessas concepções com as ideias sociais, políticas e educacionais vigentes na época e analisar as propostas do autor Dante Costa sobre educação alimentar, considerando seus fundamentos teóricos e metodológicos, objetivos expressos e latentes, bem como seus agentes e espaços de efetivação. Esse autor integra uma geração de intelectuais da saúde que se empenhou na difusão e aplicação da base conceitual e metodológica da alimentação racional para proposição de medidas de intervenção social com finalidades de minimizar o problema da fome e mudar o perfil físico e intelectual do povo brasileiro para que o mesmo pudesse agir com maior destreza dentro do novo mercado de trabalho. As obras ligadas à educação e assistência alimentar foram analisadas com finalidade de projetar suas ligações, de acordo com a sociologia de Bourdieu e com as concepções de Thompson sobre a hermenêutica de profundidade, e suas relações com os efeitos provocados pelas dinâmicas e intenções políticas ligadas ao momento da época, isto é, ter ideia sobre as formas com que interviram essas obras de Dante Costa com processo de mudança econômica, cultural e educacional no Brasil de meados do século XX, mediante a doutrinação populacional por meio da indicação e instrução de novos hábitos alimentares, culturais e também morais. Suas experiências, suas ações inovadoras permitiram pensar a problemática da alimentação no espaço escolar a partir de propostas concretas, sendo que não há como saber exatamente o quanto essas propostas foram praticadas. Instruiu de forma clara e efetiva, por meio de suas obras, para que os ambientes públicos e privados pudessem ser bem utilizados para atividades de agricultura e pecuária afim de minimizar as dificuldades socioeconômicas, acentuando para melhor a qualidade de vida de todos os brasileiros em especial a classe pobre.
Descrição: FROTA, Jorge Washington da Silva. Educação e alimentação: idéias sociais, políticas e pedagógicas na obra de Dante Costa. 2011. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3114
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_Dis_JWSFrota.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.