Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3122
Título: Padre Osvaldo Carneiro Chaves: os caminhos da docência.
Título em inglês: Priest Osvaldo Carneiro Chaves: the ways of the teaching
Autor(es): OLIVEIRA, Joan Edesson
Orientador(es): BEZERRA, José Arimatea Barros
Palavras-chave: Chaves, Osvaldo Carneiro,1923-
Educadores - Ceará - Biografia
Biografia
Padre Osvaldo Chaves
Exemplaridade educativa
Biography
Priest Osvaldo Chaves
Educational example
Data do documento: 2006
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: OLIVEIRA, J. E. ; BEZERRA, J. A. B. (2006)
Resumo: Trata da biografia do padre Osvaldo Carneiro Chaves, sacerdote nascido no município da Granja no ano de 1923 e que, durante quase três décadas, foi professor no Seminário da Betânia e no Colégio Sobralense, em Sobral, Ceará. Aborda a trajetória docente do padre Osvaldo, entre os anos de 1952 e 1980, quando o mesmo se aposentou como professor. Construído a partir de entrevistas e depoimentos do padre Osvaldo e dos seus ex-alunos, traça um perfil da docência desse personagem, buscando entender quem era esse professor, como era a sua sala de aula, e que ensinamentos a sua trajetória pode trazer para os professores de hoje e para os alunos dos cursos de formação de professores, futuros professores. Embora reconstitua toda a trajetória do padre Osvaldo, desde a sua infância, suas primeiras experiências escolares, sua entrada no seminário até a sua ordenação e o desenrolar do seu trabalho pastoral até os dias de hoje, a preocupação central do trabalho é com a trajetória docente do padre Osvaldo, esse período compreendido entre os anos de 1952 e 1980. Partindo da trajetória do padre Osvaldo apresentada por ele próprio em várias entrevistas faz, a seguir, um recorte para a sua trajetória docente, onde as falas do professor são postas em diálogo com as falas dos seus ex-alunos. A partir daí, explora as contradições entre as falas, procurando as contradições e o que elas refletem do biografado, para depois buscar, na sua trajetória como professor, a “exemplaridade educativa”, tentando entender o que esse professor tem a dizer aos professores de hoje e aos alunos dos cursos de formação de professores.
Descrição: Oliveira, Joan Edesson. Padre Osvaldo Carneiro Chaves: os caminhos da docência. 2006. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3122
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_Dis_JEOliveira.pdf854,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.