Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3178
Título: A propósito da obra português estrutural
Autor(es): DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Língua portuguesa – Estrutura das palavras
Língua portuguesa - Formação das palavras
Linguística histórica
Data do documento: 1995
Editor: Revistas de Letras
Citação: DUARTE, P. M. T. (1995)
Resumo: Nosso propósito, ao analisar a obra Português Estrutural, de José Rebouças Macambira, é destacar alguns pontos relevantes no referente à estrutura das palavras. Deixamos de lado o capítulo relativo à estrutura da oração interrogativa, que, a nosso ver, é um dos assuntos mais bem tratados pelo lingüista cearense. Não nos deteremos nele por duas razões. A primeira diz respeito ao pouco espaço de que dispomos para analisar um longo capítulo que aborda de forma minudente a oração intrerrogativa em suas modalidades. A segunda concerne à própria necessidade de uma unidade temática para o nosso ensaio. Se nos propomos a considerar a estrutura vocabular, não vemos como acoplar tal assunto à análise da oração interrogativa, porque inevitavelmente concorreria para tornar nosso ensaio um tanto digressivo. E o que é pior: tornaria nossa análise superficial. Isto posto, enveredamo-nos pelo que nos interessa em Português Estrutural.
Descrição: DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira. A propósito da obra português estrutural. Revista de Letras, Fortaleza, v. 17, n. 1/2, p. 22-24, 1995.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3178
ISSN: 01018051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1995_Art_PMTDuarte.pdf302,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.