Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3212
Título: O estilo e as formas
Autor(es): ALENCAR JUNIOR, José Leão de
Palavras-chave: Estilo literário
Analise literária
Estilo
Data do documento: 1995
Editor: Revistas de Letras
Citação: ALENCAR JUNIOR , J. L. A. (1995)
Resumo: Este trabalho indaga as relações que ligam o sujeito ao estilo. Pensa o estilo na economia do sujeito, em sua constituição e na orgarúzação das formas que o ordenam e a seus eventos imaginários. O reconhecimento de que o estilo é o homem ganha, aqui, a dimensão de um abalo: o indivíduo histórico se torna objeto de forças que o expõem. Apósreleiturade diferentesmomentosda estilística, encontra-se a direção teórica em que se dilui o sujeitoenquantopresençametafisicaelogocêntrica. Ler o texto poético, segunda etapa do percurso, objetiva observar a escritura dos traços inconscientes. "Paisagem: como se faz", de Carlos Drummond de Andrade, parece exemplar porque propõe um deslocamento: o homem é na realidade escrito pelas forças que dominam o seu inconsciente e a sua percepção.
Descrição: ALENCAR JUNIOR, José Leão de. O estilo e as formas. Revista de Letras, Fortaleza, v. 17, n. 1/2, p. 53-59, 1995.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3212
ISSN: 01018051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1995_Art_JLAJunior.pdf858,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.