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Título: Educação, trabalho e capital: um estudo sobre a precariedade do trabalho na indústria da construção civil em Fortaleza
Título em inglês: Education, labor and capital: a study of the precariousness of work in the construction industry in Fortaleza
Autor(es): ALMEIDA, Ronaldo de Sousa
Orientador(es): RECH, Hildemar Luiz
Palavras-chave: Reestruturação produtiva
Construção civil
Trabalhadores
Work organization
Construction
Workers
Trabalhadores da construção - Educação - Fortaleza(CE) - 2006-2008
Trabalhadores da construção - Fortaleza(CE) - Atitudes - 2006-2008
Relações trabalhistas - Fortaleza(CE) - 2006-2008
Construção civil - Aspectos sociais - Fortaleza(CE) - 2006-2008
Data do documento: 2009
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: ALMEIDA, R. S. ; RECH, H. L. (2009)
Resumo: Essa dissertação analisa a precariedade do trabalho no setor da indústria da construção civil em Fortaleza no período de 2006 a 2008. Busca-se compreender, partindo da análise da recente reestruturação produtiva (a partir das décadas finais do século XX), quais as implicações dessas transformações em termos concretos na vida da classe trabalhadora no Brasil e especificamente na cidade de Fortaleza, tomando como referência o setor produtivo da construção civil. Dentro desse contexto, o estudo se propõe a analisar também em que medida tais modificações afetam a relação trabalho e educação no tecido das relações sociais da classe trabalhadora do citado setor. Nesse sentido, o trabalho mergulha em busca da compreensão dos seguintes aspectos vivenciados pelos(as) trabalhadores(as): consciência política; condições de trabalho; experiência de escolarização e expectativas em relação ao futuro. O estudo reconhece (dentre outros aspectos desse mundo complexo) a construção de uma cultura operária, elaborada pelos próprios trabalhadores e que os envolve de tal maneira que os impossibilita, muitas vezes, de ver caminhos alternativos e/ou menos tortuosos para si ao mesmo tempo em que seguem suas trajetórias esboçando elementos ora de resistência ora de conformismo. Conclui-se, também, que é fundamental a organização desses(as) trabalhadores(as) em sindicatos e organizações de luta para reivindicação dos seus direitos e como elemento de pressão para educar o Estado para instituí-los.
Abstract: This dissertation examines the precariousness of work in the sector of construction industry in Fortaleza in the period 2006 to 2008. We seek to understand, we will examine the recent restructuring of production (from the final decades of the twentieth century), the implications of those changes in concrete terms in working-class life in Brazil and specifically in the city of Fortaleza, with reference to the sector productive construction. Within this context, the study aims to examine to what extent such changes affect the relationship between work and education into the fabric of social relations of the working class of that sector. In this sense, the work dives in search of understanding of the following experienced by (the) employees (the) political consciousness, working conditions, experience of education and expectations for the future. The study acknowledges (among other aspects of this complex world) to build a working class culture, elaborated by the workers and involving them in such a way that makes it, often alternative ways of seeing and / or less tortuous for you at the same time in following their paths now outlining elements of resistance now conformist. It follows, too, which is the fundamental organization of (the) employees (as) in trade unions and the struggle to claim their rights and as an element of pressure to educate the state to institute them.
Descrição: ALMEIDA, Ronaldo de Sousa. Educação, trabalho e capital: um estudo sobre a precariedade do trabalho na indústria da construção civil em Fortaleza. 2009. 99f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3224
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