Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3275
Título: A sequência Fedathi e o ambiente virtual de ensino telemeios na determinação da equação de uma reta
Título em inglês: The Fedathi sequence and the virtual teaching enviroment telemeios used on the determination of the line equation
Autor(es): ANDRADE, Viviane Silva de
Orientador(es): BORGES NETO, Herminio
Palavras-chave: Projeto Telemeios
Fedathi - Sequência
Aprendizagem por atividades - Fortaleza(CE)
Ensino à distância - Multimídia interativa
Ensino à distância - Ensino auxiliado por computador
Geometria analítica plana - Ensino auxiliado por computador
Geometria analítica plana - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)
Professores de matemática - Fortaleza(CE)
Estudantes do ensino médio - Fortaleza(CE)
Análise de interação em educação
Data do documento: 2011
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: ANDRADE, V. S. ; BORGES NETO, H. (2011)
Resumo: Este trabalho aborda a mediação no ensino da Geometria Analítica Plana utilizando o ambiente virtual de ensino TeleMeios e a metodologia de ensino Sequência Fedathi, desenvolvidos no Laboratório de Pesquisa Multimeios/UFC. O ensino da Geometria Analítica tem seguido a tendência de exploração de conceitos algébricos em detrimentos de conceitos geométricos possivelmente em razão das dificuldades já apresentadas quanto ao ensino da Geometria ao longo da Educação básica (ROCHA, 2006). O projeto “TeleMeios: ferramentas interativas para o ensino a distância aliada a construções didáticas para o ensino de Matemática” é uma estrutura de telemática que proporciona a comunicação síncrona entre seus usuários através de som, imagem, texto e correio em uma interface compartilhada, onde qualquer participante pode realizar e visualizar as ações executadas nessa interface. A metodologia de ensino Sequência Fedathi busca desenvolver no professor uma postura mediadora que estimule uma participação mais ativa do aluno em seu processo de construção do conhecimento, contribuindo assim para uma maior autonomia discente. A partir dessas constatações foram elaboradas sessões didáticas com o objetivo de investigar a mediação do professor no ensino da determinação da equação de uma reta, com a utilização do TeleMeios e da Sequência Fedathi. Os referenciais teóricos norteadores do processo de mediação estão vinculados aos conceitos desenvolvidos por Feuerstein, Vygotsky e Borges Neto. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, numa perspectiva interventiva com alunos do ensino médio de uma escola pública de Maracanaú. Como resultado, embora o TeleMeios necessite de ajustes principalmente quanto ao compartilhamento de aplicativos no que diz respeito a realização de atividades colaborativas, confirma-se que o trabalho, com a mediação desenvolvida neste ambiente a partir da Sequência Fedathi se mostrou viável para o aumento do conhecimento dos alunos em Geometria Analítica Plana.
Descrição: ANDRADE, Viviane Silva de. A sequência Fedathi e o ambiente virtual de ensino telemeios na determinação da equação de uma reta. 2011. 186f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3275
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_Dis_VSANDRADE.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.