Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3275
Title in Portuguese: A sequência Fedathi e o ambiente virtual de ensino telemeios na determinação da equação de uma reta
Title: The Fedathi sequence and the virtual teaching enviroment telemeios used on the determination of the line equation
Author: Andrade, Viviane Silva de
Advisor(s): Borges Neto, Hermínio
Keywords: Projeto Telemeios
Fedathi - Sequência
Aprendizagem por atividades - Fortaleza(CE)
Ensino à distância - Multimídia interativa
Ensino à distância - Ensino auxiliado por computador
Geometria analítica plana - Ensino auxiliado por computador
Geometria analítica plana - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)
Professores de matemática - Fortaleza(CE)
Estudantes do ensino médio - Fortaleza(CE)
Análise de interação em educação
Issue Date: 2011
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: ANDRADE, Viviane Silva de. A Sequência Fedathi e o ambiente virtual de ensino telemeios na determinação da equação de uma reta. 2011. 186f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.
Abstract in Portuguese: Este trabalho aborda a mediação no ensino da Geometria Analítica Plana utilizando o ambiente virtual de ensino TeleMeios e a metodologia de ensino Sequência Fedathi, desenvolvidos no Laboratório de Pesquisa Multimeios/UFC. O ensino da Geometria Analítica tem seguido a tendência de exploração de conceitos algébricos em detrimentos de conceitos geométricos possivelmente em razão das dificuldades já apresentadas quanto ao ensino da Geometria ao longo da Educação básica (ROCHA, 2006). O projeto “TeleMeios: ferramentas interativas para o ensino a distância aliada a construções didáticas para o ensino de Matemática” é uma estrutura de telemática que proporciona a comunicação síncrona entre seus usuários através de som, imagem, texto e correio em uma interface compartilhada, onde qualquer participante pode realizar e visualizar as ações executadas nessa interface. A metodologia de ensino Sequência Fedathi busca desenvolver no professor uma postura mediadora que estimule uma participação mais ativa do aluno em seu processo de construção do conhecimento, contribuindo assim para uma maior autonomia discente. A partir dessas constatações foram elaboradas sessões didáticas com o objetivo de investigar a mediação do professor no ensino da determinação da equação de uma reta, com a utilização do TeleMeios e da Sequência Fedathi. Os referenciais teóricos norteadores do processo de mediação estão vinculados aos conceitos desenvolvidos por Feuerstein, Vygotsky e Borges Neto. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, numa perspectiva interventiva com alunos do ensino médio de uma escola pública de Maracanaú. Como resultado, embora o TeleMeios necessite de ajustes principalmente quanto ao compartilhamento de aplicativos no que diz respeito a realização de atividades colaborativas, confirma-se que o trabalho, com a mediação desenvolvida neste ambiente a partir da Sequência Fedathi se mostrou viável para o aumento do conhecimento dos alunos em Geometria Analítica Plana.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3275
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_Dis_VSANDRADE.pdf2,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.