Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3316
Título: A umbanda em Fortaleza: análise dos significados presentes nos pontos cantados e riscados nos rituais religiosos
Autor(es): PEREIRA, Linconly Jesus Alencar
Orientador(es): MADEIRA, Maria Zelma de Araújo
Palavras-chave: Religiões de matriz africana
Umbanda
Pontos cantados e riscados
Significados
Relação ensino/aprendizagem
Religions with African roots
Umbanda
Points and sung scratched
Meanings
Learning/ Teaching
Umbanda - Fortaleza (CE) - Rituais
Aprendizagem
Cultos afro-brasileiros - Fortaleza (CE)
Rituais de umbanda
Umbanda - Fortaleza (CE) - História
Data do documento: 2012
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: PEREIRA, L. J. A. ; MADEIRA, M. Z. A. (2012)
Resumo: Esta dissertação trata da análise dos significados presentes nos pontos cantados e riscados nos rituais religiosos da Umbanda de Fortaleza. Tem como objetivos compreender de que forma se dá a relação ensino/aprendizagem e a interpretação dos significados presentes nos pontos cantados e riscados, assim como investigar a transição da Macumba para a Umbanda na realidade fortalezense, na busca do entendimento do universo mítico religioso umbandista, bem como as estratégias de percepção e esclarecimento da cosmologia africana presente nessa religião. A pesquisa é de cunho qualitativo, mediante o uso da metodologia afrodescendente e uma perspectiva etnográfica, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação participante. A pesquisa se dividiu em duas fases entre os anos de 2010 e 2011, em que sete pais e mães-de-santo foram entrevistados, assim como outros sujeitos que faziam parte desse universo umbandista. O estudo apresenta a construção dos aspectos metodológicos da pesquisa, descrevendo profundamente a aproximação com o campo, as metodologias de pesquisa utilizadas, assim como a construção do perfil biográfico dos sacerdotes e sacerdotisas, interlocutores-chave deste trabalho. Os elementos que denotaram a consolidação das religiões de matriz africana no Estado do Ceará também foram analisados na busca de entender como se deu a consolidação da Umbanda na cidade de Fortaleza, a partir das fontes documentais primárias encontradas no jornal O Povo, na tentativa de perceber como essa religião traçou e traça estratégias de sobrevivência, resistência e enfrentamento as ações silenciadoras da sociedade cearense. As práticas como a festa de Yemanjá, que tive a oportunidade de acompanhar por todo o tempo da pesquisa, ajudaram a traçar o panorama da Umbanda nos dias atuais, a partir da perspectiva dos sacerdotes e sacerdotisas, aproximando-me dos significados presentes nos pontos cantados e riscados. Através dessas visões, busquei perceber como a relação ensino/aprendizagem dos pontos cantados e riscados acontece na atualidade, sua interpretação e como estão situados nos diversos rituais religiosos encontrados na Umbanda cearense.
Abstract: This talks about the analyse of the meaning in sings points in religion celebrations of Umbanda from Fortaleza. It has as goal to understand how the relation between learning/teaching happens, as how to investigate the changing from macumba to Umbanda in Fortaleza reality, trying to understand the magic universe of Umbanda religion and african cosmology in this religion the reserarch is about quality, using afrodescendent method as an instsument to collect information an interview and abservation of the Umbanda religioners.It was made in two fases, bethween 2010 and 2011 years.Seven fathers and mothers “de santo” was interviewed, as other peaple who participate of Umbanda.This study presents the construction, describing the peaple profile this work keys. The religion is flexed in Ceará and specially in Fortaleza, analysing documents tahen from “O Povo” newspaper.This religion tries to win the prejudice from society.The pratices like Yemanjá’s party, where I was participating, helped me to do a research of Umbanda nowadays.
Descrição: PEREIRA, Linconly Jesus Alencar. A umbanda em Fortaleza: análise dos significados presentes nos pontos cantados e riscados nos rituais religiosos. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3316
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_Dis_LJAPereira.pdf3,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.