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Título: Memória Social e Memória Educacional: O caso do grupo de idosos São José do bairro Seminário, Crato-CE.
Título em inglês: Educational and Social Memory of participants from the: Grupo de Idosos São José do Seminário Crato-CE
Autor(es): BRITO, Luisa Amanda Santos
Orientador(es): RODRIGUES, Rui Martinho
Palavras-chave: Memória
Educação
Idosos
Memory
Education
Elders
Educação - Crato(CE) - 1940-1960
Memória coletiva - Crato(CE) - 1940-1960
Grupo de Idosos São José do Bairro Seminário(Crato,CE)
Idosos - Crato(CE) - Sociedades e clubes
Interação social em idosos - Crato(CE)
Idosos - Crato(CE) - Relações com a família
Idosos - Crato(CE) - Condições sociais
Pobreza - Crato(CE)
Data do documento: 2008
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: BRITO, L. A. S. ; RODRIGUES, R. M. (2008)
Resumo: Analisar a Memória Social e Educacional de participantes do grupo de Idosos São José do Seminário do Crato-CE é o objetivo principal deste estudo. Para isto nos amparamos em conceitos históricos de Memória e História Oral, acreditando na importância da Memória de idosos para a construção do conhecimento histórico. Seguimos uma investigação de cunho qualitativo, onde a partir de entrevistas selecionamos quatro histórias de vida, de participantes do citado grupo, para que, através de suas histórias, pudéssemos entender suas trajetórias de vida, e investigar o porquê de hoje se encontrarem reunidos em grupos de socialização, que buscam uma melhoria na qualidade de vida de idosos/pobres. Aqui os idosos aparecem com nomes fictícios, tendo suas características próprias e semelhantes aos demais. Foram eles Seu Odair, homem que admira suas amizades e é muito popular no grupo; Dona Antônia, ainda muito apaixonada pelo marido; Dona Ângela, que sente muito a morte da mãe; e Seu Fausto, homem que não esquece seus sofrimentos desde a sua infância. Constatamos em suas memórias, que suas vidas haviam sido marcadas pelo sofrimento e por pouco acesso a instituições de ensinos. Foram trabalhadores desde a infância e hoje são analfabetos, ou sabem ler muito pouco. Receberam a formação para o trabalho através de relações sociais como a familiar, e, ou, dentro dos próprios espaços onde trabalharam. Hoje estes idosos recebem benefícios e aposentadorias do Governo, o que lhes propiciam um sentimento de alegria, pois para a maioria é a única fase de suas vidas onde uma renda mensal fixa veio a fazer parte de suas realidades. Por fim, acreditam que participarem ativamente em reuniões de grupos de idosos, é um dos fatos que lhes trouxeram uma real melhoria na qualidade de vida.
Abstract: Analysing the Educational and Social Memory of participants from the: Grupo de Idosos São José do Seminário Crato-CE is the main objective of this paper. For this we used historical concepts of Memory and Oral History, trusting in the importance of the Elderly’s Memory for the construction of the historical knowledge. We performed a qualitative research and through interviews we selected four life histories of participants from the mentioned group, in order that, through their histories, we could understand their lives and investigate why nowadays they are reunited in socializing groups which seek improvements in the life quality of elders/poor. The elderly appear with fictitious names, having their own characteristics and similar to the others. They were Odair, a man who admires his friendships and is very popular in the group; Antonia, who is still in love with her husband; Ângela, who mourns her mother’s death; and Fausto, a man who has not forgotten his suffering since his childhood. We noticed in their memories that they had suffered a lot and they had not had much access education institutions. They had been workers since their childhood and nowadays they are illiterate or know how to read just a little. They had received their training for working through social relations such as familiar and/or inside their own spaces where they worked. Nowadays these elders receive benefits or retirement grants from the Government which offer them a feeling of joy, because for the majority, this is the only phase of their lives which a monthly fixed incoming becomes part of their realities. Finally, they believe that frequently participating in meetings of elderly groups is one of the facts that brought them a real improvement in their life quality.
Descrição: BRITO, Luisa Amanda Santos. Memória social e memória educacional: o caso do grupo de idosos São José do bairro Seminário, Crato-CE. 2008. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3325
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