Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33309
Title in Portuguese: Arte no processo de formação do educador: estratégias de aquisição e experiência compartilhada da sensibilidade artística e de linguagem musical
Author: Moraes, Maria Izaíra Silvino
Advisor(s): Haguette, André
Keywords: Formação do educador
Sensibilidade artística
Linguagem musical
Processo educativo escolar
Issue Date: 1993
Citation: Moraes, M. I. S.; Haguette, A. (1993)
Abstract in Portuguese: Este trabalho tem como propósito básico discutir o papel da arte na formação do educador e no processo educativo escolar. Para isto: Parte de indagações tópicas - quem educa o educador? que função sócio-político-pedagógica e artística tem a arte na escola? - para construir linhas teórico-metodológicas e pedagógicas, através de histórias de vidas. Histórias de vidas de pedagogos musicais e do Coral da Faculdade de Educação da UFC; elege como categorias centrais para análises e bases teóricas o HOMEM e a CULTURA (ambos datados e localizados); I. aponta o espaço da escola como o espaço ideal para o trabalho do processo educativo; IV. aborda o tempo histórico compreendido entre os anos de 1890 a 1990 - espaços temporais das histórias de vidas contadas como ponto de partida; V. traz como utopias, questões como as da superação da formação da cognição pela formação da sensibilidade (I) e da formação de seres com qualidades tais, que se transformem em indivíduos livres, buscantes de felicidade e acorrentados à generalidade humana (11). Eis a missão única da escola, que, assim, voltará a alcançar a função social que lhe compete; VI. sugere como estratégia-meio para alcançar tais utopias a presença da arte como parte integrante do processo educativo escolar. Enquanto tardam as utopias, o trabalho transforma-se (como dado conclusivo) em idéias concretas a serem vivenciadas no cotidiano da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.
Description: MORAES, Maria Izaíra Silvino. Arte no processo de formação do educador: estratégias de aquisição e experiência compartilhada da sensibilidade artística e de linguagem musical. 1993. 222f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 1993.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33309
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1993_dis_mismoraes.pdf131,75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.