Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3366
Title in Portuguese: FEBEMCE: entre meninos e histórias. Um resgate da memória da Fundação do Bem-estar do Menor do Ceará
Title: FEBEMCE: niños y sus historias
Author: Oliveira, Luciana Barroso de
Advisor(s): Rech, Hildemar Luiz
Keywords: FEBEMCE
Criança e adolescente
Violência juvenil
Niños y adolescentes
Violencia juvenil
Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor(CE) – História – 1990-1999
Menores abandonados – Assistência em instituições – Ceará – 1990-1999
Menores abandonados – Educação – Ceará – 1990-1999
Assistência a menores – Ceará – 1990-1999
Issue Date: 2007
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: OLIVEIRA, Luciana Barroso de. FEBEMCE: entre meninos e histórias. Um resgate da memória da Fundação do Bem-estar do Menor do Ceará. 2007. 82f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.
Abstract in Portuguese: Esta dissertação conta a história da Fundação do Bem-Estar do Menor no Ceará – FEBEMCE, com ênfase na sua atuação como instituição educacional. O estudo inicia-se no ano de 1990, por ter sido o ano da publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, lei que rege, no Brasil, esse segmento social até os dias atuais e se finda em 1999, ano de extinção da FEBEMCE como instituição de amparo às crianças e adolescentes. A pesquisa usou o método histórico e explorou técnicas de pesquisa documental e história oral.
Abstract in Spanish: Esta disertación habla de la historia de la “Fundação do Bem-Estar do Menor no Ceará – FEBEMCE”, con atención en su actuación como institución educacional. El estudio tiene inicio en el año de 1990, por haber este sido el año da publicación de “Estatuto da Criança e do Adolescente”, ley que, en Brasil, se aplica a este segmento social hasta los días actuales y se concluye en 1999, año de extinción de la FEBEMCE como institución de ayuda a los niños y adolescentes. La pesquisa usó el procedimiento histórico y exploró técnicas de pesquisa documental e historia oral.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3366
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_Dis_LBOliveira.pdf441,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.