Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3367
Tipo: Dissertação
Título: Fatores Institucionais Associados à Eficácia Educacional dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC): a opinião dos coordenadores.
Título em inglês: Institucional factors Associates to the Educational Effectiveness of the Courses of graduation of the Federal University of Ceará (UFC): the opinion of the coordendores
Autor(es): Campos, Aline Soares
Orientador: Andriola, Wagner Bandeira
Palavras-chave: Avaliação Institucional;Ensino Superior;ENADE;Avaliação da Eficácia da Educação;Avaliação do Desempenho Institucional;Avaliação das Instituições de Ensino;Eficácia da Educação;Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes;Desempenho Discente;Fatores de Qualidade;Fatores de Rendimento Escolar;Avaliação da Universidade;Desempenho da Universidade;Universidade Federal do Ceará – avaliação – 2004-2006;Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – 2004-2006
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: Campos, A. S. ; Andriola, W. B. (2009)
Resumo: Este estudo está inserido na linha de pesquisa em Avaliação Educacional do Programa de Mestrado em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Ceará (UFC), e tem origem na proposta de avaliação da Educação Brasileira para o Ensino Superior, formada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A Avaliação Institucional proposta pelo SINAES, conforme a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, é composta por quatro instrumentos avaliacionais, que são: a Auto-Avaliação; a Avaliação externa; a Avaliação das condições de ensino; e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Neste cenário, o tema desta pesquisa instala-se no quarto instrumento de avaliação, o ENADE. Para tanto, foi feito um recorte nos Cursos de Graduação da UFC, concentrando a visão nos cursos que foram avaliados pelo ENADE nos anos de 2004, 2005 e 2006. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em verificar o efeito do ENADE sobre a Instituição de Ensino Superior (IES), buscando identificar os fatores associados à eficácia educacional, através da visão do coordenador dos cursos de graduação. Para o alcance desta pesquisa, a metodologia utilizada pode ser classificada como sendo uma pesquisa do tipo exploratória. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário fechado, aplicado aos coordenadores dos cursos avaliados pelo ENADE. Com os resultados da pesquisa, pretende-se contribuir com o aperfeiçoamento e melhoria do desempenho global dos cursos de graduação desta instituição.
Abstract: This study pertains to the Educational Evaluation research branch from Brazilian Education Master Program, from Education Faculty (FACED), from the Universidade Federal do Ceara (UFC), and it rises from the purpose of Brazilian Education evaluation for Higher Education, carried out by Sistema Nacional de Avaliacao da Educacao Superior – the Brazilian National System for Higher Education Evaluation (SINAES). Institutional Evaluation that SINAES purposes, following the no. 10,861 law, from April 14th of 2004, is constituted of four evaluational instruments: self-evaluation, external evaluation, evaluation of teaching conditions, and the National Examination of Students Performance (ENADE). In this setting, this research subject is placed at the fourth evaluation instrument, ENADE. For doing that, a shortcut was done within UFC Graduation courses, concentrating the perspective on the ones which were evaluated in 2004, 2005, and 2006. Therefore, this study aims at verifying ENADE effects on the Higher Education Institution, searching to identify factors associated to educational effectiveness. In order to reach such goal, the adopted methodology can be classified as an exploratory research. To collect data, the structured survey was the instrument, and it was applied to coordinators of courses evaluated by ENADE. With the results, we intend to contribute to ameliorate the global performance of UFC`s graduation courses.
Descrição: CAMPOS, Aline Soares. Fatores institucionais associados à eficácia educacional dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC): a opinião dos coordenadores. 2009. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3367
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_ascampos.pdf621,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.