Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3368
Título: A crise do capital em Marx e suas implicações nos paradigmas da educação: contribuição ao repensar pedagógico no século XXI
Autor(es): BEVILAQUA, Aluisio Pampolha
Orientador(es): RECH, Hildemar Luiz
Palavras-chave: Marx
Crise
Paradigma
Pedagogia
Brasil
Marx
Crisis
Paradigm
Education
Brazil
Marx,Karl,1818-1883 - Crítica e interpretação
Capital(Economia)
Crise econômica
Educação - Brasil
Civilização moderna - Séc.XXI
Data do documento: 2011
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: BEVILAQUA, A. P. ; RECH, H .L. (2011)
Resumo: A presente dissertação sob título A Crise do Capital em Marx e suas Implicações nos Paradigmas da Educação: Contribuição ao Repensar Pedagógico no Século XXI, tem por objetivo sustentar a hipótese teórica de que as crises do capital estabelecem relações causais de interdeterminações com os paradigmas da ciência e da pedagogia da educação, mediante as conexões imanentes e transcendentes destas categorias ao conceito de capital a que são subsumidas. O trabalho investigativo sustenta que a crise transita da esfera da produção à esfera da ciência pela categoria paradigma; e da ciência para educação por esta mesma categoria. A reversão do processo se dá através da pedagogia, da educação para ciência e produção. Conclui sustentando que o quadro de relações diante da crise atual se diferencia da lógica derivada das crises anteriores, dada a singularidade da crise atual, como crise orgânica da estrutura de valor, em que se assenta a relação capital e a sociedade em geral, portanto, exigindo uma revolução científica para a mudança de paradigmas, cujos limites se apresentam na crise do capital nos países do capitalismo avançado: EUA, União Europeia e Japão. A educação brasileira deve decidir: ou muda seus paradigmas ou caminha para a mesma situação de crise do capital dos países avançados.
Descrição: BEVILAQUA, Aluisio Pampolha. A crise do capital em Marx e suas implicações nos paradigmas da educação: contribuição ao repensar pedagógico no século XXI. 2011. 248f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3368
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_Dis_ APBevilaqua.pdf3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.