Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3384
Título: Problemas de analise morficas
Autor(es): DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira
Palavras-chave: Linguistica
Linguagem e as línguas - Estudo e ensino
Linguistica - Morfologia
Língua portuguesa - linguística
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data do documento: 1984
Editor: Revistas de Letras
Citação: DUARTE, P. M. T. (1984)
Resumo: A Lingüística moderna muito deve a Ferdinand de Saus. sure por ter sido ele o sistematizador de uma série de fecundas doutrinas que têm servido de inspiração a correntes genericamente chamadas de estruturalistas como a Escola de Copenhague e o Círculo de Praga. Ninguém duvida de que suas dicotomias, langue/parole, [iincronia/diacronia, significante/ significado têm trazido bastante ordem ao que antes dele era confuso e até caótico. Ao ter considerado como relevantes no sistema lingüístico as noções de valor e oposição, o mestre genebrino já desponta como um pioneiro do Estruturalismo. Suas concepções levaram-no a crer na independênla da abordagem sincrônica e inclusive fizeram-no ver a linqüfstica sincrônica como disciplina legitimamente lingüística, .o bem que à página 126 do Cours afirme: "Le systême n'est lnmais que momentané; il varie d'une position à l'autre". E roforça, à página 193: "En pratique, un état de langue n'est pos un point, mais un espace de temps plus ou moins long ...
Descrição: DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira. Problemas de analise morficas. Revista de Letras, Fortaleza, v. 7, n. 1/2, p. 123-134, 1984.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3384
ISSN: 01018051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1984_Art_PMTDuarte.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.