Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3403
Título: Quem te ensinou a fazer renda? a cultura dos morros da mariana-pi como influência na educação pela renda de bilros
Autor(es): MENESES, Ana Claudia Pires Fontenele de
Orientador(es): RODRIGUES, Rui Martinho
Palavras-chave: Renda de Bilro
Artesanato
História
Oralidade
Cultura
Educação não Formal
Educação Informal
Arte
Dentelle Aux Fuseaux
Artisanat
Histoire
Oralité
Culture
Éducation non Formelle
Éducation Informelle
Art
Educação não-formal - Morro da Mariana(Ilha Grande,PI)
Rendeiras e rendeiros - Morro da Mariana(Ilha Grande,PI) - Condições sociais
Rendeiras e rendeiros - Morro da Mariana(Ilha Grande,PI) - Usos e costumes
Rendas de bilro - Morro da Mariana(Ilha Grande,PI)
Associação das Rendeiras do Morro da Mariana
Data do documento: 2009
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: MENEZES, A. C. P. F. ; RODRIGUES, R. M. (2009)
Resumo: Nesta pesquisa etnográfica, observou-se a cultura da localidade de Morros da Mariana – PI, localidade do Município de Ilha Grande do Piauí, no Delta do Parnaíba, sob a perspectiva da renda de bilro, e de sua transmissão pela tradição oral. Olhando para o objeto sob o prisma da Educação, procurou-se compreender como a cultura local e suas influencias agem sobre o ensino-aprendizagem não formal e informal do ofício no local. Procurou-se descrever as alterações desta atividade que ora soma aulas de renda de bilros à tradição de ensino, na qual as crianças aprendem em casa, pelas mãos de parentas, dentro do cotidiano doméstico. No primeiro capítulo – Enredo - foi feito um levantamento histórico no sentido de compreender como ocorreram a formação e o povoamento da Ilha Grande. Em seguida, se fez breve pincelada na história da educação no Piauí, com o intuito de entender os caminhos da educação em Ilha Grande do Piauí. No capítulo segundo – Ambiente, primeiramente observou-se o Município nos dias de hoje, sob o contexto socioeconômico. Posteriormente, a cultura local foi descrita tendo como principais categorias: a alimentação, o cotidiano, o trabalho, os casamentos, os rituais de nascimento, o parto, a infância, hábitos de lazer e festas tradicionais e os rituais de morte. No capítulo seguinte – Renda de bilros – se fez um apanhado sobre a renda de bilros enfocando assuntos como: história, arte/artesanato, qualidade, comercialização e novos usos do objeto. Após, em De mulheres rendeiras a professoras de renda - a vida de duas professoras foi narrada. A seguir, o ensino não formal recebe destaque como um método para o ensino da renda. Por fim, abordando o ensino informal, foram registrados e comentados depoimentos de aprendizes e mestras do ensino tradicional que recebem lições de renda na educação que se faz no cotidiano.
Descrição: MENEZES, Ana Claudia Pires Fontenele de. Quem te ensinou a fazer renda?: a cultura dos Morros da Mariana-Pi como influência na educação pela renda de bilros. 2009. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3403
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_Dis_ ACPFMeneses.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.