Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34072
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Editorial: dossiê arte e dizibilidade
Autor(es): Costa, Pablo Assumpção Barros
Araújo, Galciani Maria Neves de
Palavras-chave: Escrita;Conceitos;Radicalismo
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes
Citação: COSTA, Pablo Assumpção Barros; ARAÚJO, Galciani Maria Neves de. Editorial: dossiê arte e dizibilidade. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-4, 2018.
Resumo: Em uma carta escrita a Antonin Artaud, fragmento de sua correspondência fabulatória publicada nesta edição da Vazantes, a pesquisadora, professora e escritora brasileira Ana Kiffer refere-se à copiosa produção textual deste indispensável pensador francês como uma “intensidade escriturária” que convoca e sustenta os “estados-limite da criação” que ele posteriormente viria a chamar de corpo sem órgãos. A escrita em Artaud não foi, não poderia jamais ter sido, uma máquina de representação, mas sim e necessariamente uma operação material, uma conjuração. Essa intensidade escriturária, que depois ajudou a gestar alguns dos pensamentos e conceitos mais radicais e transformadores da filosofia ocidental do século XX, desloca “a escrita” de uma vez por todas do regime linguístico para o corpóreo, criando consequências e possibilidades epistemológicas inéditas para a pesquisa em artes. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34072
ISSN: 2594-5491
Aparece nas coleções:PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_pabcostagmnaraujo.pdf52,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.