Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3510
Título: Práticas Educacionais Transmitidas e Produzidas na Capoeira Angola do Ceará: História, Saberes e Ritual
Autor(es): CÂMARA, Samara Amaral
Orientador(es): VASCONCELOS, Jose Gerardo
Palavras-chave: Educaçao
Capoeira Angola
Práticas Pedagógicas
Saberes
Memória
Ritual
Capoeira - Aspectos Sociais
Transmissão do Conhecimento
Educação Multicultural
Antropologia Educacional
Capoeira Angola
Pratiques Pédagogiques
Savoirs
Mémoire
Rituel
Data do documento: 2010
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: CÂMARA, S. A. ; VASCONCELOS, J. G. (2010)
Resumo: Atualmente, a capoeira é tida como importante elemento da identidade cultural do Brasil, sendo pesquisada nas mais diversas áreas das ciências sociais e humanas, é recorte de essencial importância na formação da cultura brasileira. Dentre suas definições ela abriga o jogo, a luta, a dança, a brincadeira, como caracterizações de saberes necessários para a sua compreensão e prática. Assim, são objetivos do estudo: entender e descrever como se transmite e se produz saberes dentro de um grupo de capoeira angola, compreendendo para isso as práticas pedagógicas dos treinos, aulas e rodas, essa tida como ritual. Para tanto, a pesquisa está em grande parte fundamentada na observação participante do tipo etnográfico, tendo como base a etnografia clássica, devidamente adaptada para as necessidades da observação no Grupo de Capoeira Angola do Ceará, coordenado pelo Mestre Armando Leão. A memória e a oralidade, como suporte metodológico, são igualmente fundamentais na investigação da prática pedagógica na capoeira angola, possibilitando compreender o funcionamento do grupo e de suas raízes pertencentes a uma linhagem de mestres angoleiros e discípulos de Mestre Pastinha. A transmissão de conhecimento, com a pedagogia angoleira e a utilização da memória através das lembranças do Mestre Armando, em especial, irão compor parte do texto, no qual será abordada a experiência vivida na capoeira. É analisado em outra parte do texto o fenômeno ritual da capoeira angola, na qual é abordado a descrição da roda, sua estrutura e hierarquia, envolvendo o entendimento dos elementos que a constituem como ritual (pedagogia da liminaridade), tais como a música (cânticos e instrumentos) e as técnicas corporais dos golpes, esquivas e contragolpes, demonstrando o uso e a aplicação de uma pedagogia singular dentro desse momento. O espaço da roda é fundamental para a transmissão, produção e também socialização dos conhecimentos na capoeira angola
Descrição: CÂMARA, Samara Amaral. Práticas educacionais transmitidas e produzidas na capoeira angola do Ceará: história, saberes e ritual. 2010. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3510
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_DIS_SACAMARA.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.