Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35552
Title in Portuguese: A relevância da avaliação externa como parâmetro de aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem: estudo em uma escola de ensino médio da rede pública
Author: Prado, Kétilla Maria Vasconcelos
Advisor(s): Braga, Adriana Eufrásio
Keywords: Avaliação Externa dos Sistemas de Ensino
Prática Pedagógica
Processo de Ensino-Aprendizagem
Issue Date: 2018
Citation: PRADO, Kétilla Maria Vasconcelos. A relevância da avaliação externa como parâmetro de aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem: estudo em uma escola de ensino médio da rede pública - UFC. 2018. 140f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
Abstract in Portuguese: Com base na perspectiva de professores e gestores, esta pesquisa objetivou refletir sobre a relevância dos resultados obtidos em avaliações externas, no triênio 2013 a 2015, no processo formativo dos alunos do Ensino Médio da rede pública estadual do município de Forquilha, Ceará. Com o intuito de alcançar o objetivo, utilizou-se o enfoque misto, com preponderância na abordagem qualitativa, da qual se empregou a redução fenomenológica de Edmund Husserl. Utilizou-se da estatística descritiva para o tratamento dos dados na abordagem quantitativa. Realizou-se também análise documental. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram roteiro de entrevista e questionário semiestruturado, sendo entrevistados dois gestores, oito professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e oito, da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, todos em efetivo exercício profissional. O questionário semiestruturado foi composto com três questões abertas e 18 assertivas. Para cada assertiva, os professores responderam, inicialmente, a escala (concordo, concordo em parte, discordo), com posterior justificativa da escolha, de forma a detalhar suas opiniões sobre cada assunto abordado. A entrevista dos gestores foi conduzida mediante roteiro com sete questões abertas, versando sobre os mesmos temas pautados no questionário dos professores. Para registrar as informações, usou-se o aplicativo Gravador de Voz versão 2.0.20, via smartphone. As entrevistas foram gravadas na íntegra e transcritas com a utilização do editor de texto Word for Windows 7. A análise dos dados coletados ocorreu em duas etapas: a elaboração de categorias por meio do método de redução fenomenológica de Husserl e a descrição das respostas através da Estatística Descritiva com uso do programa Statistical Parckage of Social Science (SPSS) – versão 24. As categorias finais dos professores e gestores coincidiram nos pontos: avaliação como elemento norteador das práticas pedagógicas, avaliação como medida, motivação docente e discente. A análise do discurso dos gestores chegou a mais uma categoria – atender às necessidades de aprendizagem dos alunos – e a dos professores a mais três: avaliação multivariada, desconhecimento sobre políticas públicas e avaliação como currículo. Tais categorias orientam a análise para a concepção de que professores e gestores direcionam suas práticas amparadas pelos resultados das avaliações externas, de modo a tomar decisões que busquem a melhoria da qualidade educacional. Contudo, ainda necessitam correlacionar melhor a o alinhamento da teoria com a prática.
Abstract: Based on teachers and managers perspective, this research aimed to reflect on the relevance of the results obtained in external evaluations, in the triennium from 2013 to 2015, in the educational process of state public high school students of Forquilha city, Ceará. In order to reach the objective, the mixed method was used, with a preponderance in the qualitative approach, using the phenomenological reduction of Edmund Husserl. Descriptive statistics were used for the treatment of the data in the quantitative approach. Descriptive statistics were used for the data treatment in the quantitative approach. Documentary analysis was also carried out. The research instruments used were an interview script and a semi-structured questionnaire. Two managers, eight teachers from Languages, Codes and their Technologies area, eight ones from Natural Sciences area, Mathematics and Technologies, all in effective professional practice, were interviewed. The semi-structured questionnaire was composed of three open and 18 assertive questions. For each assertion, teachers initially responded to the scale (agree, agree in part, disagree), with further justification of the choice, in order to detail their opinions on each subject addressed. The managers interview was conducted through a script with seven open questions, dealing with the same topics based on the teachers' questionnaire. To record the information, the Voice Recorder application version 2.0.20 was used via smartphone. The interviews were recorded in full and transcribed ways using the Word for Windows 7 text editor. The analysis of the collected data took place in two stages: the elaboration of categories through the phenomenological reduction method of Husserl and answers description through Descriptive Statistics using Statistical Package for Social Science (spss) - version 24. The teachers and managers final categories coincided in the following points: evaluation as a guiding element of pedagogical practices, evaluation as a measure, teacher and student motivation. Managers' discourse analysis reached one more category - handling the learning needs of the students - and teachers' more three ones: multivariate evaluation, lack of knowledge about public policies and evaluation as a curriculum. These categories guide the analysis to the conception that teachers and managers direct their practices supported by external evaluations results, in order to make decisions that seek to improve the quality of education. However, they still need to correlate better with the alignment of theory with practice.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35552
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_dis_kmvprado.pdf1,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.