Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35940
Title in Portuguese: Educação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educação
Author: Cavalcante, Luciana Matias
Advisor(s): Damasceno, Maria Nobre
Keywords: Educador
Educação popular
Cultura
Trabalho
Issue Date: 2002
Citation: Cavalcante, L. M.; Damasceno, M. N. (2002)
Abstract in Portuguese: O presente trabalho discute os direcionamentos da Educação Popular, os fazeres e concepções pedagógicas dessa proposta educativa, assim como os confrontos impulsionados pelos saberes que permeiam esse ambiente. A discussão proposta neste estudo é feita a partir de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, desenvolvida numa experiência de educação organizada pela sociedade civil - o Projeto de Capacitação Profissional do Grande Jangurussu / Reconquistar - que objetiva contribuir para a superação das condições de pobreza e desemprego, assim como enfatizar em sua proposta educativa a formação crítica. Os resultados finais apontam para a opção por desenvolver uma prática educativa, levando em consideração as concepções de Educação Popular que vão além das questões instrumentais, procurando desenvolver valores diferentes daqueles enfatizados pela cultura dominante, quando, por exemplo, prioriza a solidariedade em vez da competição, o respeito à natureza que se contrapõe à noção capitalista de apropriação material, o diálogo e respeito ao outro que supera o individualismo, a participação em vez do autoritarismo, enfim um cotidiano onde o currículo oculto e vivido reflete o compromisso com a luta contra-hegemônica na busca de transformação das relações vividas em nossa sociedade. Estes direcionamentos que caracterizam as ações do projeto Reconquistar vão de encontro às perspectivas dos alunos que diante das necessidades imediatas de sobrevivência buscam a partir da profissionalização e escolarização superar sua condição social, constituindo-se no estímulo primeiro para a participação, modelando os desejos e anseios desses sujeitos diante da educação formal.
Description: CAVALCANTE, Luciana Matias. Educação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educação. 2002. 188f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 2002.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35940
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2002_dis_lmcavalcante.pdf106,86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.