Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36026
Title in Portuguese: A criatividade em redação: uma experiência em sala de aula
Author: Lima, Maria de Lourdes Ferreira
Advisor(s): Abbadi, Helena Maria Ferreira
Keywords: Criatividade
Redação
Sala de aula
Educação e criatividade
Issue Date: 1983
Citation: Lima, M. L. F.; Abbadi, H. M. F. (1983)
Abstract in Portuguese: O objetivo deste trabalho foi verificar se a criatividade nas redações escolares se desenvolve com a pratica de determinadas estrategias de ensino de caráter verbal. Pretendeu também observar o efeito de um tratamento apenas com estrategias verbais sobre o desempenho criativo não verbal (com figuras). O experimento se verificou em Escola da Periferia de Fortaleza, pertencente à Rede Oficial de Ensino, com alunos da 8ª série, com media de idade de 15 anos e 3 meses e de classe social variando entre media baixa e baixa. As variáveis fluência, flexibilidade e originalidade, os três componentes do comportamento criativo. foram testadas em 16 sessões de 50 minutos com duas turmas que consistiram os grupos de controle e experimental, totalizando 60 jeitos. O experimento desenvolveu-se durante dois meses, em as sessões semanais em sala de aula, através da aplicação e estrategias de ensino pela Professora de Comunicação e Expressão, dentro do horário habitual da Escola. Para avaliar o experimento foi aplicado o Teste do Pensamento Criativo, de E. Paul Torrance. nas suas formas A - pre-teste e B - pós-teste. Por razões justificadas, repetiu-se a aplicação do Pós-teste em ambos os grupos, atribuindo-se "nota". Dessa maneira foi possível também analisar a significação da nota no desempenho criativo. Os resultados do 1º Pós-teste apresentaram-se irrelevantes, tanto intragrupo como intergrupo. Os resultados do 2º Pós-teste apresentaram um expressivo crescimento criativo intragrupo, nos dois grupos, o que não propiciou uma diferença significativa entre os grupos. Apenas quanto à variável Flexibilidade, O Grupo Experimental superou o Grupo de Controle, no 2º Pós-teste, fato que não pode levar a uma generalização quanto ao efeito do tratamento sobre o desempenho criativo.
Abstract: The objective of the study was to verify whether the ability for creative writing can be developed through specific teaching strategies of an oral character. It also intends toobserve the effect of a treatment with verbal strategies upon non-verbal creative performance (with pictures). The experiment took place in a public school located in an economically deprived area of Fortaleza. It involved eigth grade students averaging 15.3 years of age and belonging to low-middle to the lowest social class. The variables fluency, flexibility and originality, the three components of creative behavior - were tested with an experimental and a control group totaling sixty subjects. The experiment was developed in the period of two months a with a total of sixteen sessions of fifty minutes each - two sessions per week. It involved the application of specific teaching strategies in the regular classroom, under the orientation of the regular Language-Arts teacher, and within the regular class schedule. To evaluate the experiment E. Paul Torrance's Creative thinking test was applied in both A - pre-test, and B - post--test forms. For reasons made clear in the study, the post-test was repeated once in both groups, when a grade was given the subjects. This way, it was also possible to analyse the meaning of a grade in terms of creative performance. The results of the first post-test indicated a non-significant difference both intra-group and inter-group. The second post-test results indicated a significant intra-group çrowth in both groups, which therefore indicated a non significant difference between the two groups. In the second post-test the experimental group scored above the control group in one element alone, that of Flexibility, which indicated that the effects of the creative performance treament should not be generatized.
Description: LIMA, Maria de Lourdes Ferreira. A criatividade em redação: uma experiência em sala de aula. 1983. 137f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 1983.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36026
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1983_dis_mlflima.pdf61,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.