Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36027
Title in Portuguese: O tortuoso e doce caminho da sensibilidade
Author: Linhares, Ângela Maria Bessa
Advisor(s): Bezerra de Menezes, Eduardo Diatahy
Keywords: Sensibilidade
Educação Como Arte
Arte-Educação
Desenvolvimento Emocional
Issue Date: 1995
Citation: Linhares, A. M. B.; Menezes, E. D. B. (1995)
Abstract in Portuguese: A critica da razão na modernidade, feita em níveis radicais, alcança mostrar como se vincula esse modo instrumental de se tomar a razão, como modo de se pensar ciência hoje. Partindo do referencial teórico da teoria critica, com os pensadores da chamada Escola de Frankfurt, tento compreender como, na Escola, essa hipertrofia da razão instrumental se dá às expensas do silenciamento de outras dimensões humanas. Apartando o sujeito epistêmico do sujeito que deseja, hipertrofiamos a dimensão cognitiva excluindo dela a desejante - que inclui a ética, a estética, a afetividade, o corpo - o lugar da arte na Escola aprofundando as relações entre a esfera da produção e a formação da subjetividade, vimos que, no estágio do capitalismo tardio, a função precípua da Escola é preparar para o trabalho e, como para as classes populares o trabalho é sujeição, na sua preparação mutila-se expansões desse sujeito e treina-se para o sacrifício. Nesse estudo etnográfico, que utilizou rituais e representações sobre o espaço, o tempo e- as cenas onde se diz estar a arte da Escola. Fui buscando as relações entre o modo de se tomar arte na Escola e os vestígios de dimensões silenciadas. Nesse labirinto, o 110 de Ariadne: a sensibilidade. Pasolini, Hegel, Adorno, Benjamin e Guattarri - interlocutores nesta discussão que mostra. a potência. da arte como forma de conhecer e situa a tarefa crítica da cultura e do fazer arte como vitais para a Escola.
Description: LINHARES, Ângela Maria Bessa. O tortuoso e doce caminho da sensibilidade. 1995. 245f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 1995.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36027
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1995_dis_amblinhares.pdf167,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.