Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3637
Título: Programa de Formação Docente/MAGISTER-UFC: verso e reverso das práticas educativas do ensino em Artes.
Título em inglês: Formation de professeurs D’arts les contributions et les limites d’un cours de formation pédagogique des maîtres, sur un programme Pédagogique – Magister – développé par l’Université Fédérale du Ceará – UFC
Autor(es): NASCIMENTO, Maria Valcidéa do
Orientador(es): DIAS, Ana Maria Iorio
Palavras-chave: Formação de Professores de Artes
Prática de Ensino
Linguagens Artísticas
Competências e Habilidades
Formation de professeurs D’arts
Enseignement Pratique
Langages Artistiques
Compétences et Habilités
Professores de arte - Formação - Ceará
Arte - Estudo e ensino - Ceará
Prática de ensino - Ceará
Ensino superior de curta duração - Ceará
Universidade Estadual do Ceará.Programa Magister
Data do documento: 2008
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: NASCIMENTO, M. V. ; DIAS, A. M. I. (2008)
Resumo: Investigamos as contribuições e os limites de um curso de formação de professores em serviço em nível superior, num programa Docente – Magister, realizado pela Universidade Federal do Ceará-UFC, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, atendendo aos preceitos legais da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 9.394/96. Propomos analisar as concepções teóricas e metodológicas dos professores licenciados o Ensino de Artes e Educação Física, pesquisamos somente professores que lecionam na área do ensino de artes nas expressões artísticas das danças, do teatro, da música e das artes visuais e audiovisuais. Analisamos a trajetória pessoal, acadêmica, sócio-cultural e artística destes professores, entrelaçando os saberes acadêmicos assimilados na formação e os saberes das experiências docentes, no sentido de percebermos na prática da docência em Artes as possibilidades e os limites da construção e reconstrução dos conhecimentos artísticos nos aspectos teóricos e metodológicos. Incursionamos o estudo pela trajetória histórica e preceitos legais do ensino de Artes no Brasil. Estudo de caso de abordagem qualitativa,a coleta dos dados fez-se por entrevistas semi-estruturadas com dez professores de Arte egressos do Curso e a observação no lócus da sala de aula. Os resultados apontam para mudanças no processo de ensinar e aprender Artes, evidenciando a contextualização histórica, os saberes e os fazeres artísticos voltados para a proposta triangular de Ana Mae Barbosa que consiste na integração entre a apreciação, a história da Arte e os fazeres artísticos e culturais. Das linguagens artísticas vivenciadas destacaram-se as Artes visuais da pintura, do desenho, das técnicas mistas. Na avaliação os professores utilizam seminários de estudos e a confecção de portifólios para o estímulo a pesquisa . Três professores do Ensino Médio trabalham com projeto de estudo, sete são professores polivalentes do Ensino Fundamental.
Descrição: NASCIMENTO, Maria Valcidéa do. Programa de Formação Docente MAGISTER-UFC: verso e reverso das práticas educativas do ensino em artes. 2008. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3637
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_DIS_MVNASCIMENTO.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.