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Título: Crise, resistência e luta dos trabalhadores em educação do Ceará, libertar o sindicato ou libertar-se do sindicato: o caso do SINDIUTE.
Título em inglês: Crisis, resistance and fight of the workers in education of the Ceará, to free the union or to become free themselves of the union: the case of the SINDIUTE
Autor(es): PAULA, Maria Valdecir Abreu de
Orientador(es): MENEZES, Ana Maria Dorta de
Palavras-chave: Sindicato
Capital
Estado
Estrutura Sindical
Trade union
Work
Capital
State
Trade Union structure
Sindicato de Trabalhadores – Professores – Ceará
Crise Político-Administrativa
Crise dos Paradigmas Educacionais
Data do documento: 2010
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: PAULA, M. V. A. ; MENEZES, A. M. D. (2010)
Resumo: A presente pesquisa aborda o processo de organização sindical dos trabalhadores em educação do Ceará que deu origem ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SINDIUTE). Tem como objetivo central registrar a histórica luta da entidade sindical no Ceará como instrumento da resistência dos trabalhadores em educação, a partir da década de 1980. O trabalho pretende resgatar as principais lutas e ganhos no processo organizativo contra a ofensiva dos diferentes governos, a crise vivida pela entidade em sua tentativa de unificação em 1991, a ruptura do setor cutista (Articulação Sindical) ocorrida no final da década de 1990 e o abandono do sindicato por seu núcleo dirigente, em 2003. Para tanto, procura realizar uma leitura crítica do processo político e organizativo vivido pela classe trabalhadora no Brasil na década de 1990, confrontado com a crise mundial do capital. Explicita as medidas legais adotadas pelos últimos governos brasileiros, a partir da referida década, e analisa a resposta da classe trabalhadora, particularmente a sindicalmente organizada, no plano nacional, na Central Única dos Trabalhadores (CUT) e no plano estadual, no SINDIUTE. A pesquisa se posiciona contrária ao caráter propositivo/defensivo que caracterizou a política do setor majoritário da CUT, a partir de então. Denuncia os ataques à liberdade e autonomia sindical que marcaram o processo de fundação do SINDIUTE a partir de ações dos governos e de setores da própria categoria. Refuta a ideia da perda da centralidade do trabalho no mundo contemporâneo, posição assumida pelo setor que rompeu com SINDIUTE em 2003, o grupo Crítica Radical, que defende o abandono da luta sindical. A nossa análise corrobora a avaliação de que o movimento sindical vive um momento de intensa crise, seja pelo recrudescimento da exploração da força de trabalho, seja pela crise de sua direção, consubstanciada na posição adotada pelo setor majoritário do sindicalismo brasileiro. Entretanto, reafirma o papel imprescindível das organizações sindicais no contexto da luta geral pela emancipação da classe trabalhadora, direcionando para esta, como tarefa imediata, recompor a independência de classe e autonomia de suas organizações sindicais diante de governos pseudodemocráticos e populares e dos patrões. Defende como necessidade premente libertar o sindicato da política defensiva da maioria das suas direções, da sua crescente captura pela estrutura sindical e dos imperativos do capital.
Abstract: The current study argues on the Education workers’ trade union organization in Ceará, which originated the Education Workers Union (SINDIUTE). Its primary aim is registering the historical struggle of such entity as an instrument of workers’ resistance from the 1980’s. The research intends to recall organization’s main efforts and achievements against the offensive of the varied governments, the crisis that the institution faced by 1991, the rupture of Union workers’ sector (Union articulation) that came into light by the end of the 1990’s, and the abandon of the Union by its managers, in 2003. For such, it seeks to criticize the politics and the organization that the worker class lived in the 1990’s, facing the world economic crisis. The study denounces legal procedures Brazilian last governments adopted from that decade and analyzing the feedback of worker class, particularly the united one, in a national plan, within CUT, and in a state plan, within SINDIUTE. The study shows to be contrary to the proposition/defense character that CUT’s main sector performed since that. It denounces attacks to union workers’ freedom and autonomy that marked SINDIUTE’s foundation based on actions of government and sectors of the very category. Therefore, the research refuses the idea of work centrality loss within contemporary world, position that the sector that denied SINDIUTE in 2003, Radical Critics, assumed, defending union workers’ efforts abandon. Analysis here confirms the evaluation that workers union movement lives a critical period, due to both, the increasing of working power, and the crisis of managers, configured with the position of defense/proposition that the main Brazilian trade sector adopted. Nonetheless, it reaffirms the essential trade unions role in the context of the general fight for the emancipation of workers class, which stipulates its immediate task of recomposing the independence of class and the autonomy of their trade unions facing pseudo-democratic and popular governments, as well as bosses. It defends as a primary need let the workers union free from the defensive politics of most of managers, from its increasing capture by trade union’s structure and economic imperatives.
Descrição: PAULA, Maria Valdecir Abreu de. Crise, resistência e luta dos trabalhadores em educação do Ceará, libertar o sindicato ou libertar-se do sindicato: o caso do SINDIUTE. 2010. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3638
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