Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3648
Título: Saberes e práticas docentes das professoras do 5º ano, matéria prima para aprendizagem matemática das crianças
Autor(es): SILVA, Miguel Jocélio Alves da
Orientador(es): RIBEIRO, Luís Távora Furtado
Palavras-chave: Saberes docentes
Práticas docentes
Aprendizagem matemática
Knowledge teachers
Teaching practices
Learning mathematics
Matemática – Estudo e ensino – Fortaleza (CE)
Professores de matemática – Formação – Fortaleza (CE)
Aprendizagem
Data do documento: 2011
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: SILVA, M. J. A. ; RIBEIRO, L. T. F. (2011)
Resumo: O presente estudo é uma investigação sobre os saberes e práticas das professoras do 5º ano em Sobral – Ceará, em relação à matemática. Teve como objetivo verificar como estes saberes e práticas se transformam em aprendizagem das crianças, tendo como referência os dados do Saeb/Prova Brasil, expressos nos dados do IDEB no período de 2005 a 2009. Está fundamentado nas obras de Perrenoud, Gauthier, Tardif, Lessard e Jacques Therrien. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo um estudo de caso múltiplo, realizado com duas professores do município de Sobral, que trabalharam em turmas do 5º ano, o maior tempo possível no período de 2005 a 2009 e cujas escolas apresentaram evolução significativa nos resultados de matemática do Saeb/Prova Brasil, expressos nos dados do IDEB neste período. Os dados foram coletados através de análise documental, entrevista semi estruturada e observação de sala de aula, utilizando-se o Roteiro de observação e o Quadro de observação diária de sala de aula. A partir da análise e comparação dos dados coletados chegou-se a alguns resultados. Estes resultados demonstram que de fato os saberes e as práticas das professoras pesquisadas, referenciados por uma formação permanente qualificada e focada na aprendizagem dos estudantes, com clareza dos objetivos educacionais e com metas estabelecidas e condições adequadas, pode sim ser fator determinante na aquisição da aprendizagem matemática que se expressa nos dados do IDEB, mas que é necessário um olhar mais qualificado para alguns elementos presentes neste processo, como a redução de atividades com outros conteúdos curriculares, tempo necessário para que escolas e professoras se apropriem efetivamente dos resultados das avaliações e de suas análises e de uma formação permanente que possibilite às professoras, um aprofundamento das questões teóricas presentes no processo de educação-aprendizagem das crianças. O entendimento que fica ao final desta pesquisa é que a rede municipal de Sobral, as escolas e as professoras pesquisadas, indicam um caminho para ser observado, estudado, resignificado e porque não seguido, com as devidas correções, adaptações e melhoramentos, para que efetivamente os índices expressos no IDEB, representem melhores estudantes, com melhores possibilidades do exercício pleno da cidadania, a qual sem uma educação de qualidade, é mero discurso, sem sentido social efetivo e mudanças efetivas na sociedade.
Descrição: SILVA, Miguel Jocélio Alves da. Saberes e práticas docentes das professoras do 5º ano, matéria prima para aprendizagem matemática das crianças. 2011. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3648
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DIS_MJASILVA.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.