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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36639
Tipo: | Dissertação |
Título: | Sistema de avaliação do ensino fundamental (SAEF) como política educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME) do município de Fortaleza (CE) |
Autor(es): | Dantas, Marta Maria dos Santos |
Orientador: | Braga, Adriana Eufrásio |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem;Ensino Fundamental;SAEF;Evaluation of learning;Elementary school |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | DANTAS, Marta Maria dos Santos. Sistema de avaliação do ensino fundamental (SAEF) como política educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME) do município de Fortaleza (CE). 2018. 84f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2018. |
Resumo: | O presente estudo buscou investigar o Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental (SAEF), onde por meio de avaliações organizadas, coleta informações em termos de domínio de competências e habilidades cognitivas básicas, visando avaliar de forma objetiva e sistemática, a qualidade da educação básica ofertada nas escolas públicas municipais de Fortaleza. Este surgiu da iniciativa da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, no ano de 2010, na época responsável pela implementação das ações do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Nesse ínterim, levantou-se a ideia de realizar o trabalho de pesquisa motivado quando da implementação do SAEF com a aplicação da Avaliação Diagnóstica Inicial (Leitura e Matemática) e a Avaliação Diagnóstica Intermediária (Língua Portuguesa e Matemática), bem como devido à atuação, da autora, como gestora escolar de uma escola pública municipal de Fortaleza. A pesquisa teve por objetivo geral analisar o papel do SAEF como política pública educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza e os seguintes os objetivos específicos: descrever o Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza (SAEF); identificar a metodologia utilizada na operacionalização do SAEF e analisar os paradigmas teóricos norteadores do SAEF. A pesquisa caracteriza-se por abordagem qualitativa, sendo, em relação aos objetivos, descritiva e, quanto à obtenção de informações, configura-se como bibliográfica e documental, tendo como principal técnica a observação. Verificou-se que a política educacional executada pela SME, mesmo sendo recente, tende a garantir o direito ao aprendizado dos alunos, demonstrando que o SAEF é um sistema com potencial relevante em relação a dados educacionais, como o desempenho dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do município de Fortaleza. No entanto, o sistema possui um conjunto de instrumentais que carecem de estudos mais aprofundados, visando o aprimoramento dos mesmos, de forma a garantir ações e práticas educativas mais eficientes voltadas para o sucesso da aprendizagem. |
Abstract: | The present study sought to investigate the Elementary School Evaluation System (SAEF), where, through organized assessments, it collects information in terms of the domain of basic cognitive skills and abilities, aiming to evaluate objectively and systematically the quality of basic education offered in the municipal public schools of Fortaleza. This emerged from the initiative of the technical team of the Municipal Department of Education of Fortaleza, in 2010, at the time responsible for implementing the actions of the Literacy Program in the Right Age (PAIC). In the meantime, the idea of carrying out the motivated research work in the implementation of SAEF with the application of the Initial Diagnostic Assessment (Reading and Mathematics) and the Intermediate Diagnostic Assessment (Portuguese Language and Mathematics) was raised, as well as due to the performance, of the author, as school manager of a municipal public school in Fortaleza. The objective of the research was to analyze the role of SAEF as an educational public policy of the Municipal Department of Education (SME) of Fortaleza and the following specific objectives: describe the System of Evaluation of Primary Education of the Municipal Secretariat of Education (SME) of Fortaleza (SAEF); to identify the methodology used in the operationalization of SAEF and to analyze the theoretical paradigms guiding SAEF. The research is characterized by a qualitative approach, being, in relation to the objectives, descriptive and, as far as obtaining information, it is configured as bibliographical and documentary, having as main technique the observation. It was verified that the educational policy implemented by the SME, even though it is recent, tends to guarantee the students' right to learn, demonstrating that SAEF is a system with relevant potential in relation to educational data, such as the performance of students in the Language disciplines Portuguese and Mathematics of the municipality of Fortaleza. However, the system has a set of instruments that need more indepth studies, aiming to improve them, in order to guarantee more efficient actions and educational practices aimed at the success of learning. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36639 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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