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Title in Portuguese: O valor político da práxis docente
Author: Menescal, Sofia de Evaristo
Advisor(s): Leitinho, Meirecele Calíope
Keywords: Prática docente
Qualidade da educação
Democratização educacional
Formação de Professores
Issue Date: 1997
Citation: Menescal, S. E.; Leitinho, M. C. (1997)
Abstract in Portuguese: O valor político da práxis docente é o tema central deste estudo, que procurou analisar o cotidiano do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, com o intuito de compreender de forma crítica e dialética as tendências tecnicista, critico-reprodutivista e crítico-dialética expressas pela práticas dos seus professores, apontando alguns referenciais necessários ao próprio processo de reestruturação administrativa e pedagógica pelo qual o Curso vem passando. Na busca de explicitar alguns parâmetros para a percepção da dimensão política no cotidiano docente, estruturei um referencial teórico que aborda a temática através de uma visão de totalidade, tanto do processo de ensino, quanto do contexto econômico, social, político e cultural para o qual ele se destina, tomando dialéticos os diversos momentos e elementos do processo ensino-aprendizagem. A importância de um determinado nível de politização no desempenho docente está posta como condição fundamental para que a educação esteja a serviço das classes menos favorecidas, as quais necessitam de ensino de qualidade como subsídio para a conquista da efetivação dos seus direitos de cidadania. Diante dessas considerações, utilizei como metodologia de pesquisa a observação participante, considerando como categorias de análise a formação teórica, consciência critico-dialética, relação teoria-prática e competência técnica. Os resultados desta pesquisa apontam as dificuldades pelas quais vem passando o Curso de Pedagogia da UVA como um momento de transição, necessitando apenas de melhor organização e parceria interna, para que a reconhecida competência teórica do seu corpo docente possa mudar rapidamente o perfil do Curso, efetivando uma prática pedagógica crítica e dialética, comprometida com a cidadania do povo a que se destina.
Abstract: The Political Value of the Teaching Praxis is the main theme of this study, that sought to analyze the day to day activities of the Pedagogy Course of the State University Vale do Acaraú - UVA, trying to understand, in a critical and dialectical form, the technicist, critical-reproductivist and critical-dialectical tendencies, as practised by the teachers. The idea is to use such analyses to point out to some specific points of reference mostly as a contribution to the very administrative and pedagogical restructuring process the Course is currently going through. Some parameters needed be explicit for the perception of the political dimension in the daily teaching practice, and therefore I formulated a theoretical argument taclding the theme through a global view from the teaching process as well as from the social, political, economic and cultural environment to which it aims to reach, tuming dialectical the different moments and elements of the teaching-Iearning process. The importance of achieving a certain leveI of politicization in the office of teaching is pointed out as a fundamental condition for education to serve the less affiuent classes, which need most a good quality schooling as a subsidy in their struggle to turn their rights as citizens into reality. Before sueh considerations, I utilized as a research methodology the active observation, considering like categories 01' analysis the theoretical formation, the critical dialectical conscience, the theoretical practical relation and technical competence. The results of the present research point out to the difficulties which the Pedagogy Course of UVA has been facing, and they indicate only a moment of transition, needing not much more than a better organization and an ample sharing of efforts from its personnel, so that the recognized competence of its faculty members could rapidly change the Courses profile, making effective a dialectical and critical pedagogical practice, compromised with the citizenry of the people to which it is destined.
Description: MENESCAL, Sofia de Evaristo. O valor político da práxis docente. 1997. 189f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 1997.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37608
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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