Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38319
Tipo: Dissertação
Título: Letramento na Educação Infantil: concepções e práticas docentes em turmas de pré-escola em uma instituição pública municipal de Fortaleza
Autor(es): Freire, Diana Isis Albuquerque Arraes
Orientador: Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Palavras-chave: Educação Infantil;Pré-escola;Práticas de letramento
Data do documento: 2018
Citação: FREIRE, Diana Isis Albuquerque Arraes. Letramento na Educação Infantil: concepções e práticas docentes em turmas de pré-escola em uma instituição pública municipal de Fortaleza - UFC. 2018. 282f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Esta pesquisa abordou o tema letramento na Educação Infantil. Seu objetivo geral foi analisar as concepções de professoras de pré-escola acerca de letramento na Educação Infantil e sua relação com as práticas desenvolvidas junto às crianças no contexto de uma instituição pública municipal de Fortaleza. Especificamente, visou: I. Entender a visão de professores de pré-escola sobre letramento na Educação Infantil; II. Caracterizar a rotina de turmas de pré-escola a fim de identificar as práticas de letramento desenvolvidas com as crianças e seus objetivos; III. Analisar de que modo os docentes investigados realizam o planejamento de suas práticas relacionadas ao letramento na Educação Infantil. Justifica-se a pesquisa pelo contexto atual de reafirmação da Educação Infantil pública, em defesa da pré-escola em sua especificidade, como integrante desta etapa educacional em perspectiva da integralidade da criança e o direito das crianças de terem acesso à leitura e escrita. A fundamentação teórica traz como pilares do assunto, no Brasil, Kato (1990; 1994), Kleiman (2001; 2016), Soares (2004; 2012; 2014) e Goulart (2006; 2014). Especificamente sobre o tema leitura e escrita no contexto da Educação Infantil, utiliza-se de autores como Kramer (1985; 1995; 1998; 2011; 2014), Kishimoto (2013), Corsino (2005; 2014) e Baptista (2010a; 2010b; 2011; 2015; 2016). Além disso, apresentou, brevemente, a pré-história da linguagem escrita na teoria sociointeracionista de Vigotski (2007; 2008). A investigação caracterizou-se como qualitativa, utilizando-se do estudo de caso como abordagem. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil pública municipal, tendo como sujeitos três professoras de duas turmas de pré-escola (Infantil 4 e Infantil 5). As técnicas para a construção de dados consistiram de observação participante, entrevistas semiestruturadas e consulta a documentos. Os dados construídos foram analisados conforme os critérios qualitativos, observando as categorias conceituais e categorias analíticas pré-estabelecidas e ou oriundas do trabalho de campo. A pesquisa revelou que o letramento permeia as práticas docentes na pré-escola e que as crianças são capazes de perceber as funções da escrita. Apesar de avanços na literatura e na lei, as práticas estão oscilantes: ora voltadas para o ensino das letras visando o início da alfabetização, ora promovem a Literatura Infantil, a brincadeira e a oralidade. A discussão contribui para ampliar o debate sobre o trabalho com leitura e escrita no contexto da pré-escola, visando à melhoria da qualidade das práticas de letramento.
Descrição: FREIRE, Diana Isis Albuquerque Arraes. Letramento na Educação Infantil: concepções e práticas docentes em turmas de pré-escola em uma instituição pública municipal de Fortaleza - UFC. 2018. 282f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38319
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_diaafreire.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.