Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38951
Title in Portuguese: Projetos temáticos no ensino médio integrado a educação profissional: concepções, contribuições e desafios
Author: Oliveira, Rodrigo Leonardo Gomes de
Advisor(s): Leite, Raquel Crosara Maia
Keywords: Projetos temáticos
Educação científica
Educação profissional
Thematic projects
Professional education
Issue Date: 2017
Citation: OLIVEIRA, Rodrigo Leonardo Gomes de. Projetos temáticos no ensino médio integrado a educação profissional: concepções, contribuições e desafios. 2017. 158f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.
Abstract in Portuguese: Esta pesquisa teve por tema central os projetos temáticos desenvolvidos pelos docentes de Biologia de uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) da região metropolitana de Fortaleza. O cenário do Ensino Médio foi problematizado a partir de análises de especialistas nessa temática, bem como a partir da análise dos tópicos que tratam do Ensino Médio na Lei de Diretrizes e Bases 9394 de1996. As Escolas Estaduais de Educação Profissional no Ceará disponibilizam, nas matrizes dos cursos oferecidos, entre as disciplinas da Parte Diversificada, tempo pedagógico para a execução de projetos interdisciplinares, o que estimula os professores a realizarem projetos temáticos ao longo do ano letivo. Diante desse cenário, o objetivo dessa pesquisa foi investigar as contribuições desses projetos desenvolvidos por professores de Biologia numa Escola de Educação Profissional da região metropolitana de Fortaleza para a formação humana integral dos alunos. Essa investigação foi realizada à luz de concepções de educação científica defendidas por pesquisadores do ensino de ciências e da análise dos pontos relacionados à educação científica nos documentos legais. Essa pesquisa tratou-se de um estudo de campo cujos instrumentos de coleta de dados foram um questionário para mapeamento dos projetos desenvolvidos pelos professores de Biologia entre 2015 e 2016, um roteiro de entrevista semiestruturado e o Projeto Político Pedagógico da instituição. As entrevistas foram gravadas integralmente, transcritas e analisadas segundo Bardin (2011). A análise documental resultou em seis categorias: aspectos legais, aspectos contextuais, ensino-aprendizagem, formação humana, potencialidades e desafios. Enquanto a análise das entrevistas resultou em dois grandes eixos, o primeiro relacionado as concepções dos participantes da pesquisa e o segundo as etapas de execução dos projetos. Do primeiro eixo emergiram quatro categorias: concepção de ciência, concepção de ensino de Ciências, concepção de Alfabetização Científica e concepção de projetos. O segundo eixo, por sua vez, apresentou sete categorias: escolha do tema, ação docente, atividades dos estudantes, processo de aprendizagem, acompanhamento pedagógico, contribuições e desafios. A partir da análise desses resultados foi possível constatar que a dualidade estrutural ainda persiste no Ensino Médio e que os projetos investigados ocupam um lugar de interseção entre Iniciação Científica e Alfabetização Científica. Foi possível ainda elencar contribuições da realização desses projetos à formação dos estudantes participantes bem como os principais desafios enfrentados pelos docentes na execução dos mesmos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38951
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_dis_rlgoliveira.pdf1,47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.