Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41426
Tipo: TCC
Título: Educação de casa vai à praça? Concepções de professores e estudantes de pedagogia da Universidade Federal do Ceará sobre a educação domiciliar.
Autor(es): Rodrigues, Amanda de Sousa Alves
Orientador: Mendes, Débora Lucia Lima Leite
Palavras-chave: Educação domiciliar;Escola;Homeschooling
Data do documento: 2018
Citação: RODRIGUES, Amanda de Sousa Alves. "Educação de casa vai à praça?" Concepções de professores e estudantes de pedagogia da Universidade Federal do Ceará sobre a educação domiciliar. 2018. 60f. - TCC (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Nesta pesquisa sobre Educação Domiciliar, buscou-se investigar, diante do significativo aumento do índice de famílias que optam por tal formato de educação e dos embates teóricos e jurídicos travados até agora no Brasil, quais as concepções que professores e estudantes do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará – UFC, mais especificamente da Faculdade de Educação – Faced, possuem em relação à demanda da educação domiciliar no atual contexto educacional, bem como se objetivou avaliar a relevância que consideram ter o tema para a comunidade acadêmica, qual acreditam ser o papel da Faced e que posicionamento assumem. A fundamentação teórica fez referência à história da educação obrigatória e não obrigatória, bem como da educação domiciliar no Brasil e no mundo, a fim de promover uma reflexão mais aprofundada sobre a temática. A abordagem metodológica se baseou no enfoque qualitativo, utilizando entrevistas e questionários abertos e semi- estruturados na realização de um estudo de caso mais detalhado. A amostra da pesquisa foi constituída por 30 alunos concludentes e 10 professores. Para a análise dos dados coletados utilizou-se o método da Análise de Conteúdo com base em Bardin (1977), o que demonstrou, principalmente, a necessidade de ampliar discussões sobre o tema. Esse trabalho é relevante por contribuir para o desenvolvimento de práticas refletidas a partir desse estudo e para a tomada de decisões mais acertadas, inclusive, para promover discussões acadêmicas em torno desse assunto relativamente novo, polêmico e que divide muitas opiniões.
Résumé: En esta investigación sobre Educación domiciliaria, se buscó investigar, delante del significativo aumento del índice de familias que optan por tal formato de educación y de los embates teóricos y jurídicos realizados hasta ahora en el Brasil, cuales concepciones profesores y estudiantes del Curso de Pedagogía, de la Universidade Federal do Ceará – UFC, más específicamente de la Faculdade de Educação – Faced, poseen en relación a la demanda de la educación domiciliaria en el actual contexto educacional, así como, se objetivó avaliar la relevancia que consideran ter el tema para la comunidad académica, cual creen ser el papel de la Faced e que posicionamiento asumen. La fundamentación teórica hizo referencia a la historia de la educación obligatoria y no obligatoria, así como de la educación domiciliaria en el Brasil y en el mundo, a fin de promover una reflexión más profundizada sobre la temática. La abordaje metodológica se basa en el enfoque cualitativo, utilizando entrevistas e cuestionarios abiertos y semiestructurados en la realización de un estudio de caso más detallado. La muestra de la investigación fue constituida por 30 alumnos concluyentes y 10 profesores. Para el análisis de los datos recolectados se utilizó el método del Análisis de Contenido basado en Bardin (1977), lo que demostró, principalmente, la necesidad de ampliar discusiones sobre el tema. Ese trabajo es relevante por contribuir para el desarrollo de prácticas reflejadas a partir de este estudio y para la toma de decisiones más acertadas, incluso, para promover discusiones académicas en el entorno de este asunto relativamente nuevo, polémico y que divide muchas opiniones.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41426
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_asarodrigues.pdf547,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.