Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4515
Título: Elitelore versus folclore, ou de como a cultura dominante tende a devorar a cultura subalterna
Autor(es): BEZERRA DE MENEZES, Eduardo Diatahy
Palavras-chave: Cultura - Brasil
Brasil - Política cultural
Política cultural
Cultura popular
Data do documento: 1989
Editor: Revista de Letras = www.revistadeletras.ufc.br/
Citação: BEZERRA DE MENEZES, E.D. (1989)
Resumo: Se toda teoria, e mais particularmente aquelas enunciadas no domínio das Ciências Humanas, repousa sobre um conjunto de conceitos não-definidos - os quais, mesmo quando constituídos numa axiomática, não chegam a instaurar uma ciência, mas apenas a explicitar as condicões de seu exercício (Greimas) -, no caso específico de que me o~upo nesta introdução essa indefinição conceitual e sua ambigüidade semântica são quase derrotantes. Evitarei, porém, conduzir o questionamento sumário que pretendo desenvolver na primeira parte deste trabalho pelos caminhos equivocados de uma velha discussão recoberta por conceitos não menos equívocos como "memória nacional", ''cultura brasileira'', ''identidade nacional" etc. Discussão que, muito significativamente, tem sido intensificada nos últimos anos no seio de nossa inteligência, e que, juntamente com a questão da ''cultura popular", tem levado à formulação ou proposição de políticas culturais que revelam inevitavelmente os matizes e cac:letes ideológicos de seus responsáveis, ou sublinham um maior ou menor compromisso com os interesses do poder. Não desconheço, portanto, o quanto esses temas estão [...]
Descrição: BEZERRA DE MENEZES, Eduardo Diatahy. Elitelore versus folclore, ou de como a cultura dominante tende a devorar a cultura subalterna. Revista de Letras, Fortaleza, v. 14, n. 1/2, p.49-68,1989.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4515
ISSN: 01018051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1989_Art_EDBMenezes.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.