Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46323
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Intervenções metalinguísticas de Machado de Assis
Autor(es): Henriques, Cláudio Cezar
Palavras-chave: Assis, Machado de, 1839-1908;Metalinguística;Literatura brasileira
Data do documento: 1999
Instituição/Editor/Publicador: Revista do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste)
Citação: HENRIQUES, Cláudio Cezar. Intervenções metalinguísticas de Machado de Assis. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), ano 1, n. 2, p. 116-118, 1999.
Resumo: A critica Lúcia Miguel Pereira certa vez afirmou que via, no Memorial de Aires, Machado de Assis "encarnado no seu sósia Aires". Pois nesse seu último livro, na página que se refere ao dia 13 de fevereiro, Machado registra a seguinte afirmação: "Quero dizer que, cansado de ouvir e de falar a língua francesa, achei vida nova e original na minha língua, e já agora quero morrer com ela na boca e nas orelhas." Em suas crônicas - mais do que em sua obra de ficção - Machado teceu considerações como esta a respeito de sua relação com a língua e a literatura ou ainda sobre conteúdos linguísticos e literários propriamente ditos, fazendo menção a livros e autores. Estudar os possíveis vínculos entre a obra de nosso maior escritor e os temas ligados à língua, conquanto suposição deveras especulativa, é tarefa que se afigura como interessante desafio. Sobretudo se se estabelecer o inevitável pressuposto da excelência de linguagem do autor, de suas intervenções metalinguísticas e de sua atuação como Presidente da Academia Brasileira de Letras.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46323
ISSN: 1517-7874
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_cchenriques.pdf3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.