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Title in Portuguese: O mix de produtos como estratégia competitivas das agroindústrias de polpa de frutas do estado do Pará
Author: Silva, Maria de Nazaré Alves da
Advisor(s): Khan, Ahmad Saeed
Co-advisor(s): Santana, Antônio Cordeiro de
Keywords: Competitividade
Estratégia competitiva
Mix de produto
Agroindústria de polpa de frutas
Issue Date: 2004
Citation: SILVA, M. N. A. O mix de produtos como estratégia competitivas das agroindústrias de polpa de frutas do estado do Pará. 2004. 117 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004.
Abstract in Portuguese: Como alternativa de crescimento ou mesmo de sobrevivência, as empresas procedem a ajustes tecnológicos de produtos, processos e organizacionais que permitam maior inserção nos mercados nacional e internacional. Neste contexto, objetivou-se analisar as estratégias competitivas, com foco no mix de produtos, das empresas de polpa de frutas do estado do Pará, partindo-se inicialmente da caracterização dessas firmas e da análise dos determinantes de competitividade para, em seguida, mensurar o desempenho operacional, a concentração de mercado e apresentar as diferenciações de produtos encontradas na agroindústria paraense de polpa de frutas. A área geográfica de estudo compreendeu as mesorregiões Metropolitanas de Belém e Nordeste Paraense e as análises foram desenvolvidas utilizando-se da forma tabular e descritiva e de indicadores de desempenho (margem líquida de lucros), de tamanho característico de empresa, de das concentração industrial (taxa de concentração de mercado e índice Herfindahl-Hirschaman) e da diferenciação de produto (abrangências de sortimento, tipo e extensão). Os resultados mostraram que as empresas classificadas como uniproduto e multiproduto produzem um mix de polpa originados de até 15 tipos de frutas regionais e tropicais e têm como fatores críticos o crédito, a matéria-prima e a informação, haja vista seus reflexos negativos, sobretudo, no elevado nível de capacidade ociosa ena falta de capacidade de armazenamento. As empresas possuem tamanho característico de empresa de pequeno porte e estão atuando em uma estrutura próxima da concorrência pira, sendo baixo nível de concentração da indústria, porém há empresas que, por meio da diferenciação de produtos, incentivos fiscais e utilização de métodos de vendas, alcançam market-share que as destaca das demais. Assim, de um modo geral, as empresas mostram-se competitivas, porém ainda há que se eliminar as limitações detectadas. O desempenho positivo apresentando, com incremento no volume de vendas, número de empregados e margem de lucro, mostra que a atividade é rentável. Por fim, o mix de produto como estratégia competitiva é indicado tanto para as empresas uniproduto quanto as multiproduto, visto que propicia alcançar novos nichos de mercado.
Abstract: An alternative of growth or even for their survival, the proceed to adjust to production and processing technologies and bring organizational channge which may allow larger insertion in national and international markets. In this context, the objective of this study is to anlyse the competitive strategies, focussing on product mmix, of pulp production companies of state of Pará. Initially caracteristics of these firms and were verified and determinants of competitiveness were analysed. Also, mansurated the operational performance, market concentration and presence of product differentiation found in the fruit pulp agroindustry. The geographical study area includes metropolitan region of Belém and northeast of Pará. In addition to table and descrictive analysis, performance indicators (margin of net profit), caracteristic size of firm, industrial concentration (market concentrate rate and Herfindahl-Hirschaman index) and product differentiation (assortment inclusion, type and extension). The results showed that firms classified as uniproduct or multiproduct, are producing pulp mix originated from 15 type of regional and tropical fruits and have limiting factors such as credit, raw material and access to required information. These factors have negative affect resulted in the form of high level of idle capacity and lack of storage facilities. The firms are caraterized as small companies operating in a competitive market where concentration level is very low. Due to product differentiation, fiscal incentives and use of aggressive methods of marketing, some of the firms have larger share market as compared to others. In general, the firm are competitive, but some of the detected limitations has to be eliminated. A positive performance presented in the form of sale, labor use and profit margin showed that fruit pulp production is an economically feasible activity. Finally, product mix is as competitive strategy indicated for uniproduct as wellas multiproduct firms to capture new markets.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46475
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:DEA - Dissertações defendidas na UFC

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