Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46897
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Extrato de Onde Canta O Sabiá
Autor(es): Falleiros, Marcos Falchero
Palavras-chave: Literatura;José de Alencar;Graciliano Ramos;Marxismo
Data do documento: 2000
Instituição/Editor/Publicador: Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)
Citação: FALLEIROS, Marcos Falchero. Extrato de Onde Canta O Sabiá. Revista do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), Fortaleza, n. 1, v. 2, p. 140-143, 2000.
Resumo: Estremadas por quase um século, as obras de José de Alencar e de Graciliano Ramos encontram-se unidas pela intenção de formular um quadro da nacionalidade, cujas concepções de mundo, entretanto, têm sua diferenciação aguda determinada pela distância de tempo entre elas. Em Alencar, no momento da Independência e de uma literatura empenhada na sua própria configuração como valor e expressão nacionais, a busca de uma empiria impossível debate-se exaustivamente com o mal-estar de quem quer colher, a qualquer hora da história e em qualquer lugar de seu território, as particularidades brasileiras, condicionado, entretanto, à importação do romance e aos padrões europeus de sua origem colonial. Em outro tempo, Graciliano Ramos tenta construir sua obra no lugar do marxismo, o que faz de seu regionalismo mero álibi para provar as possibilidades históricas do país e examinar suas circunstâncias sob a perspectiva universalista do materialismo dialético. Antonio Candido contrapõe à jocosidade fluida de Memórias de um sargento de milícias, a literatura cristalizada de Alencar, representante de projetos de elite. Entretanto é necessário lembrar que a obra severa de Graciliano Ramos relativiza essa distinção ao mostrar que a vertente cristalizada pode estar expressando, sob causa popular, uma vontade de ordem como vontade de justiça, através da qual um mapeamento marxista das condições históricas brasileiras é o que dirige a articulação de seus romances, com sua temática ficcional se esgotando com precisão nas três classes sociais, sob o mosaico do estilo seco e econômico, à feição da terra que se contrai em rachaduras. [...]
Abstract: José de Alencar and Graciliano Ramos present different conceptions of Brazil. José de Alencar follows up the impossible empiricism and Graciliano Ramos sees the country replacing the marxism.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46897
ISSN: 1517-7874
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_art_mffalleiros.pdf5,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.