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Tipo: Dissertação
Título: Relatos historiográficos e memórias da travessia do Rio Parnaíba: a Educação Baronense e a busca pelo Sistema Escolar de Floriano, no Piauí (1940-1970)
Autor(es): Silva, Inaura Maria de Almeida
Orientador: Cavalcante, Maria Juraci Maia
Palavras-chave: Educação;Educação-História;Historiografia
Data do documento: 2005
Citação: SILVA,Inaura Maria de Almeida. Relatos historiográficos e memórias da travessia do Rio Parnaíba: a Educação Baronense e a busca pelo Sistema Escolar de Floriano, no Piauí (1940-1970). 2005.161f. - Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005.
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem histórica sobre a educação do Município de Barão de Grajaú - Ma., com o objetivo de reconstruir a experiência vivida por jovens baronenses que estudavam na cidade de Floriano. Embora próximas, as duas cidades pertencem a Estados diferentes e têm na Educação um dos elementos integradores no campo sócio-econômico e cultural. Por meio desta pesquisa, procurou-se apreender informações mediante memórias, que ajudaram na reconstituição da estrutura educacional de Barão de Grajaú. Para melhor elucidação do desenvolvimento educacional ocorrido neste município maranhense, de 1940 a 1970, período em estudo, buscou-se apoio teórico-metodológico nas idéias de autores da História Nova, por possibilitar maior dinamismo à pesquisa. Ao abordar temas como memórias, recorremos aos escritos de Ecléa Bosi e Paul Thompson. Como recurso metodológico, foram realizadas entrevistas, fazendo a interlocução com outras fontes, como documentos, jornais, registros públicos e particulares, importantes para chegar ao objetivo proposto. As fontes orais foram representadas por alunos, pais, professores, funcionário de escola e canoeiro que vivenciaram aquele período. Nesta pesquisa, evidenciou-se que as experiências do cotidiano escolar dos pesquisados, reveladas pela memória, foram importantes na reconstrução da história da educação de Barão de Grajaú. Sem esses elementos, teria sido difícil a compreensão da trajetória educativa desses sujeitos históricos.
Abstract: This work introduces a historical approach about education of Barão de Grajaú with the purpose of reconstruct the experience lived by baronenses youths that studied in Floriano. Although these two cities are near, they belong to different states and have in Education one of the integral elements in social-economic and cultural field. Through this study, we search to apprehend information from memories, that helped in educational structure reconstitution de Barão de Grajaú. To a better elucidation of the educational development occurred em Barão de Grajaú, from 1940 to 1970, period in study, we lookes for methological-theoretical support on the ideas from the new History authors, as they could enable a big dynamism to the research. When we approach themes like memories, we resort to Ecléa Bosi's is and Paul Thompson's works. As methodological resource, interviews were realized to do interlocution with other authorships such as: documents, newspapers, public and private registers, that were very important to reach the purpose. The oral information were represented by students, parents, teachers, school official and canoeist that lived in that period. In this research, it was proved that the daily school experiences of the partakers, exposed through memory, were important on reconstruction of Barão de Grajaú education history. Without these elements it would be difficult to comprehend educational route of those historical subjects.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49107
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