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Tipo: TCC
Título: Um olhar jurídico da saúde mental do corpo discente na Universidade Federal do Ceará: perspectivas e projeções adotadas para minimizar a problemática na educação superior
Autor(es): Ribeiro, Renan Silva
Orientador: Silva, Fernanda Cláudia Araújo da
Palavras-chave: Saúde Mental;Universidade;Abandono e evasão
Data do documento: 2019
Citação: RIBEIRO, Renan Silva. Um olhar jurídico da saúde mental do corpo discente na Universidade Federal do Ceará: perspectivas e projeções adotadas para minimizar a problemática na educação superior. 2019. 37 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019
Resumo: Ao longo da caminhada pelo ensino superior o estudante se depara com um mundo totalmente novo, repleto de cobranças, formalismos, encargos e responsabilidades. Tal cenário, mesclado com a realidade particular do indivíduo, gera um desgaste psicológico, resultando em reações emocionais das mais adversas, como: crises de ansiedade, automutilação, distúrbios alimentares, insônia, depressão, e, no pior dos casos, suicídio. Infelizmente, essa situação tem se tornado cada vez mais comum, reverberando negativamente no aproveitamento acadêmico. Assim, fazendo frente à esta realidade, a universidade deve elaborar medidas com o intuito de amenizar o quadro de sofrimento psíquico, evitando, assim, a evasão da universidade, pois, em muito se perde quando os alunos abandonam a universidade. Nessa seara, procura-se analisar a atual situação dentro da Universidade Federal do Ceará e a atuação institucional adotada na melhoria da problemática existente no ensino superior. Quanto ao aspecto metodológico, a pesquisa é realizada a partir de uma leitura debruçada sobre os aspectos históricos das políticas públicas acerca da saúde mental, sob um recorte da postura da UFC, a partir de leis, textos e normas. A postura eclética da temática envolve estudos que vão além dos conhecimentos jurídicos, dentro de uma temática instigante e empiricamente identificável dentro desta Instituição de Ensino Superior – IES.
Abstract: Along the journey through higher education, the student faces a whole new world, full of demands, formalisms, burdens and responsibilities. This scenario, mixed with the individual's particular reality, generates psychological distress, resulting in the most adverse emotional reactions, such as anxiety attacks, self-mutilation, eating disorders, insomnia, depression, and, at worst, suicide. Unfortunately, this situation has become increasingly common, reverberating negatively in academic achievement. Thus, facing this reality, the university must develop measures in order to alleviate the picture of psychological distress, thus avoiding the evasion of the university, because much is lost when students leave the university. In this area, we seek to analyze the current situation within the Federal University of Ceará and the institutional action adopted to improve the existing problem in higher education. Regarding the methodological aspect, the research is based on a detailed reading on the historical aspects of public policies on mental health, under a view of the CFU stance, based on laws, texts and norms. The eclectic stance of the theme involves studies that go beyond legal knowledge, within an exciting and empirically identifiable theme within this Higher Education Institution - HEI.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49352
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