Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50467
Title in Portuguese: Projeto de letramento e sequência didática na OLP: propostas para o ensino de leitura e escrita
Title: Literacy project and teaching sequence in OLP: proposals for reading and writing education
Author: Fernandes, Francisca Vaneíse Andrade
Medeiros, Priscila do Vale Silva
Keywords: Projeto de letramento
Sequência didática
Ensino de leitura e escrita
Escrita como prática social
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Entrepalavras
Citation: FERNANDES, Francisca Vaneíse Andrade; MEDEIROS, Priscila do Vale Silva. Projeto de letramento e sequência didática na OLP: propostas para o ensino de leitura e escrita. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 360-381, set./dez. 2019.
Abstract in Portuguese: Neste artigo, pretendemos evidenciar as contribuições decorrentes de dois modelos didáticos: um projeto de letramento e uma sequência didática, ambos voltados para o ensino de leitura e escrita. Teoricamente, fundamentamo nos nos estudos de letramento (KLEIMAN, 2000, 2006; TINOCO, 2008; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011) e no modelo de sequência didática (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; ARAÚJO, 2013). Metodologicamente, este trabalho está ancorado na Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006) e, para a análise que ora nos propomos, investimos em um trabalho interpretativista dos corpora de duas pesquisas de intervenção desenvolvidas no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e que tiveram em comum a participação na Olimpíada de Língua Portuguesa. A análise desses dados evidencia três contribuições que emergem do projeto de letramento e da sequência didática focalizados e que são comuns às duas propostas de ensino de leitura e escrita: escrita como prática social, produção de diferentes gêneros e ressignificação da prática de alunos e professores.
Abstract: This paper aims to stress about the contributions resulted from two educational models: a literacy project and a teaching sequence, both focusing on the reading and writing education. For this purpose, Kleiman (2000, 2006) Tinoco (2008), Oliveira, Tinoco and Santos (2011) were used as theoretical background for the analysis regarding literacy studies and Dolz and Schneuwly (2004) and Araújo (2013) for the analysis on teaching sequence model. This study used an approach based on Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006). Also, the analysis of two intervention studies developed in the Professional Master’s Program (PROFLETRAS) – both having participated in the Portuguese Language Olympics – was performed. The results showed that three main aspects emerged from both literacy project and teaching sequence models under analysis: writing as a social practice, production of different genres and resignification of the practice of teachers and students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50467
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2237-6321
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_fvafernandespvsmedeiros.pdf236,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.