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Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise das formas de governança dos feirantes que atuam nas feiras livres de Cascavel e de Ocara, no Ceará
Autor(es): Coêlho, Jackson Dantas
Pinheiro, José César Vieira
Palavras-chave: Feira livre;Forma de governança;Comercialização
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 47
Citação: COELHO, Jackson Dantas; PINHEIRO, José César Vieira. Análise das formas de governança dos feirantes que atuam nas feiras livres de Cascavel e de Ocara, no Ceará. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 47., PORTO ALEGRE - RS, 2009. Anais...Brasília: SOBER, 17p, 2009.
Resumo: Analisa os fatores que influenciam a forma de governança dos feirantes de Cascavel e Ocara, no Ceará: tipo de produto vendido, decisivo quando não se tem grande variedade; proximidade de grandes centros de abastecimento, que pode influenciar na escolha entre produzir ou comprar para revender; existência de condições edafo-climáticas para cultivo de produtos agropecuários, que são desfavoráveis nos municípios analisados, tornando mais vantajosa a aquisição de produtos de outros lugares; existência de firmas ou intermediários que intervenham nas transações, que vai depender do grau de diversificação do comércio do município analisado; nível de capitalização do feirante, que pode reduzir a intermediação na aquisição de mercadorias e influir no nível de formalidade da transação com o fornecedor; e as condições em que o feirante pode comprar sua mercadoria para revenda, caso não a produza, pois elas poderão influenciar nas margens aplicadas sobre os produtos vendidos. Descreve como os feirantes realizam a compra e a venda dos produtos comercializados nestes municípios, verificando também o destino dado aos produtos não vendidos, o percentual de vendas realizadas com pagamento posterior e a margem de lucro média obtida na venda.
Abstract: Analyse the factors that influence the governance forms of the merchants of Cascavel and Ocara, in Ceará: type of sold product, decisive when doesn’t have great variety; proximity from big supplier centers, that could influence the choice between to produce or to buy for resell; existence of conditions of weather and land for agricultural products, which are adverses in the analysed cities, making more lucrative the acquisition in other places; middlemen’s existence that interfere with the transactions, that depends of the diversification grade of the commerce in the analysed city; the merchant’s socioeconomic condition, which could reduce the interference in the acquisition of the merchant and could influence the formality grade of the transaction with the supplier; and the conditions that the merchant could buy his merchandise for reselling, if he’s not a producer, because they could influence the margins applied on the sold products. Describes how the merchants make buying and selling merchandises in these cities, also verifying the destiny of the products that weren’t sold, the percentual of sells realized with paying after sold the merchandise and the average margin of profits obtained in the selling.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5193
ISSN: 0103-2003
1806-9479
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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