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Title in Portuguese: Influência de fatores sensoriais e não sensoriais na intenção de compra de suco de uva
Title: Sensory and non-sensory factors influence on grape juice consumption
Author: Nascimento, Cintia Barros
Advisor(s): Figueiredo, Raimundo Wilane de
Co-advisor(s): Sousa, Paulo Henrique Machado de
Keywords: Rotulagem
CATA
Suco de uva
Issue Date: 2018
Citation: NASCIMENTO, Cintia Barros. Influência de fatores sensoriais e não sensoriais na intenção de compra de suco de uva. 2018. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: A rotulagem de alimentos oferece aos consumidores informações que eles desejam e precisam para realizar escolhas. Várias pesquisas têm sido realizadas para verificar a conformidade da rotulagem alimentos embalados no Brasil e, em geral, os resultados são majoritariamente insatisfatórios. Os sucos e néctares são bebidas importantes devido a seu crescente consumo no Brasil. O sabor de suco e néctar industrializado mais consumido no Brasil é o de uva com 31% do mercado. O objetivo do trabalho foi verificar a influência de atributos sensoriais e não sensoriais na intenção de compra de suco de uva. Para atingir esse objetivo foi realizada avaliação físico-química e sensorial de três diferentes sucos de uva comercializados no Brasil utilizando-se testes de aceitação, CATA e RATA; foi realizado um estudo qualitativo e quantitativo quanto à conformidade da rotulagem de bebidas de uva comercializados no Brasil; foi realizada avaliação da análise conjunta de fatores considerando os seguintes atributos de rotulagem: conservante, açúcar e quantidade de suco. Complementarmente foi realizada uma pesquisa de mercado sobre o consumo de sucos no Brasil. Através da pesquisa mercadológica podemos verificar que 93,6% dos avaliados costumam beber suco e que o suco de uva é um dos mais consumidos no país. O preço do suco de uva integral é um dos impeditivos para seu maior consumo. Na avaliação sensorial o Suco A (suco integral, embalagem de vidro) foi considerado menos brilhante, mais opaco, com maior intensidade de cor marrom e menor intensidade de cor vinho, atributos que justificam sua menor intenção de compra. Os resultados da análise conjunta de fatores mostraram que a ausência das informações “100% uva”, “sem adição de açúcar” e “sem conservantes” reduz a intenção de compra. Na avaliação de preferência foi verificado que o consumidor prefere comprar a embalagem que tem o maior número de informações no painel principal, mostrando que essas informações influenciam diretamente a intenção de compra.
Abstract: Food labeling provides consumers information they want and need to make choices. Several researches have been conducted to verify the conformity labeled packaged foods in Brazil and, in general, the results are mostly unsatisfactory. Juices and nectars are important beverages due to their increasing consumption in Brazil. The most consumed flavor of industrialized juice and nectar in Brazil is the grape juice with 31% of the market. The objective of this work was to verify the influence of sensorial and non-sensorial attributes on the purchase intention of grape juice. To achieve this objective, a physical-chemical and sensorial evaluation of three different grape juice marketed in Brazil was performed using acceptance tests, CATA and RATA; a qualitative and quantitative study was carried out on the conformity of labels of grape drinks marketed in Brazil; a conjoint analysis was carried out considering the following labeling attributes: preservatives, sugar and juice amount. In addition, a market survey was conducted on the consumption of juices in Brazil. Through the market research we can verify that 93.6% of the evaluated ones usually drink juice and that grape juice is one of the most consumed in the country. The price of whole grape juice is one of the impediments to its higher consumption. In the sensory evaluation Juice A (whole juice, glass bottle) was considered less bright, more opaque, with greater intensity of brown color and less intensity of color wine, attributes that justify its lesser intention of purchase. Conjoint analysis results showed that the absece of “100% grape”, “without added sugar” and “without preservatives” information reduces purchase intention. In preference analysis it was found that consumer prefers to buy the package that has most information on the main panel, showing that these information directly influences the purchase intention.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52534
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:DTA - Dissertações defendidas na UFC

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