Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52809
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Editorial: estudos literários e linguísticos contemporâneos
Título em inglês: Editorial: contemporary literary and linguistic studies
Autor(es): Ferreira, Raul Azevedo de Andrade
Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Palavras-chave: Editorial;Literatura popular;Metalinguagem;Pós-modernidade;Sociolinguística;Funcionalismo
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli
Citação: FERREIRA, Raul Azevedo de Andrade; VASCONCELOS, Sandra Maia Farias. Editorial: estudos literários e linguísticos contemporâneos. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, Crato (CE), v. 6, n. 2, p. 1-4, maio/ago. 2017.
Resumo: Neste volume 6, número 2 (2017) da Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, publicamos um total de vinte e um trabalhos em duas seções diferentes: treze artigos na seção de Estudos Literários, oito artigos na seção de Estudos Linguísticos. Na seção de estudos literários, de maior quantidade de estudos nesse número, vamos encontrar inicialmente o texto Arquétipos da literatura popular do Nordeste brasileiro, de autoria de Francisco Cláudio Alves Mesquita, em que se discutem as cantorias nordestinas em contraste com as lendas europeias. Em seguida, temos o artigo Criação e crítica: o fenômeno da metalinguagem, de Elaine Cristina Oliveira, Valdivino Pina Silva, Adriane Orenha Ottaiano, em que os autores vão confrontar criações literárias frente ao fenômeno da intertextualidade pela metalinguagem. No artigo As andanças de Walter Benjamin entre figos frescos e omelete de amoras, de Jorge Benedito de Freitas Teodoro, o autor tece uma reflexão sobre as relações entre vivências no texto Comer de Benjamin. Em Traços da pós-modernidade na ficção contemporânea do conto um passeio do Sr. Calvino, de Gonçalo M. Tavares, de autoria de Francyélle Ribeiro da Silva e André Henrique Dassie, temos um estudo no qual os autores vão trabalhar aspectos da pós-modernidade na literatura portuguesa contemporânea. No quinto texto, A solidão e a individualidade do sujeito na pós-modernidade: uma análise sobre Reprodução, de Bernardo Carvalho, de Ariane Avila Neto de Farias, a autora discute a solidão do sujeito pós-moderno na obra em tela.[...]O panorama que se mostra neste número é do renovo. Esses estudos primam pela originalidade do foco. E se os textos estudados não são da atualidade, certamente que permanecem no dia a dia dos leitores. Deste modo, a Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli traz ao público um olhar crítico e permanente acerca das pesquisas em linguagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52809
ISSN: 2317-0433
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_raaferreirasmfvasconcelos.pdf891,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.