Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52836
Title in Portuguese: Raízes: Concepções Teóricas, pedagógicas e tecno- práticas de um objeto educacional digital (OED) baseado na Sequência Fedathi
Author: Barbosa, Jéssica de Castro
Advisor(s): Neto, Hermínio Borges
Keywords: Sequência Fedathi
Objetos Educacionais Digitais
Raízes
Issue Date: 2020
Citation: BARBOSA, Jéssica de Castro. Raízes: Concepções Teóricas, pedagógicas e tecno- práticas de um objeto educacional digital (OED) baseado na Sequência Fedathi. 2020. 93f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2020.
Abstract in Portuguese: A democratização do uso das tecnologias de informação e comunicação e do acesso à internet tem contribuído para mudanças na dinâmica da sociedade contemporânea, suscitando também consequências no campo educacional. Tais transformações e as possibilidades destas na promoção de uma educação de qualidade foram compreendidas pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios/FACED/UFC, que diante deste novo cenário torna-se um dos principais agentes de formação de professores para a inclusão da tecnologia em âmbito educacional. O desenvolvimento das referidas ações tomam como base a Sequência Fedathi, sendo esta uma metodologia de ensino que busca a partir da imersão pedagógica e da postura docente o protagonismo e a autonomia dos estudantes no desenvolvimento e resolução de situações problemas. Destarte, após breve contextualização do lócus e objeto da pesquisa, objetivamos com este escrito apresentar as perspectivas de uma pesquisa colaborativa de dissertação, que propõe a elaboração de um Objeto Educacional Digital (OED), baseado nos fundamentos e fases da metodologia de ensino Sequência Fedathi, a qual nomeamos de Raízes. Seguindo a abordagem qualitativa, o referido estudo caracteriza- se como pesquisa exploratória e descritiva, organizando os passos metodológicos a partir do método de pesquisa Sequência Fedathi e da teoria de design Double Diamond. Os resultados apontam para a prototipação do OED Raízes, cujo design pedagógico aponta a priori para quatro blocos de ferramentas, sendo: a) Ferramentas Dirigentes (dicas e tutoriais); b) Ferramentas de Interação (fórum de discussão, bate-papo e TeleMeios); c) Ferramentas de Suporte (bauzinho, agenda e TeleMeios); e d) menu de ajuda. O design pedagógico do protótipo proposto nesse trabalho busca apoio na base teórica de autores como Jean Piaget, Levy Vygotsky e Herminio Borges Neto, almejando consistência teórica para o desenvolvimento de atividades que promovam aos usuários um percurso de autogestão e autoconstrução da aprendizagem. Espera-se que esta pesquisa contribua para novas concepções para as modalidades de ensino mediadas pela tecnologia, principalmente no que tange ao campo educacional híbrido, alcançando novas possibilidades através de práticas versadas na metodologia de ensino Sequência Fedathi.
Abstract: The democratization of the use of information and communication technologies and access to the internet has contributed to changes in the dynamics of contemporary society, also causing consequences in the educational field. Such transformations and the possibilities of these in the promotion of a quality education were understood by the Laboratório de Pesquisa Multimeios/FACED/UFC (Multimedia Research Laboratory / FACED / UFC), which in the face of this new scenario becomes one of the main agents of teacher training for the inclusion of technology in the educational scope. The development of these actions is based on the Fedathi Sequence, which is a teaching methodology that seeks, from the pedagogical immersion and the teaching posture, the protagonism and autonomy of students in the development and resolution of problem situations. Thus, after a brief contextualization of the locus and object of the research, we aim with this writing to present the perspectives of a collaborative dissertation research, which proposes the elaboration of a Digital Educational Object (OED), based on the foundations and phases of the teaching methodology. , which we call Raízes. Following the qualitative approach, the referred study is characterized as exploratory and descriptive research, organizing the methodological steps from the Fedathi Sequence research method and the Double Diamond design theory. The results point to the prototyping of OED Raízes, whose pedagogical design points out a priori for four tool blocks, namely: a) Steering Tools (tips and tutorials); b) Interaction Tools (discussion forum, chat and TeleMeios); c) Support Tools (trunk, agenda and TeleMeios); and d) help menu. The pedagogical design of the prototype proposed in this work seeks support from the theoretical basis of authors such as Jean Piaget, Levy Vygotsky and Herminio Borges Neto, aiming at theoretical consistency for the development of activities that promote users a path of self-management and self-construction of learning. It is hoped that this research will contribute to new conceptions for teaching modalities mediated by technology, especially with regard to the hybrid educational field, reaching new possibilities through practices versed in the teaching methodology Sequence Fedathi.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52836
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_dis_jcbarbosa.pdf1,78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.