Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52903
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Concepções de gêneros discursivos nas abordagens sociossemióticas
Título em inglês: Conceptions of discursive genres in socio-semiotic approaches
Autor(es): Sousa, Maria Margarete Fernandes de
Rodrigues, Maria das Graças Soares
Palavras-chave: Sociossemiótica;Estrutura Potencial Genérica;Abordagem Teleológica;Linguística Crítica;Análise Crítica do Discurso;Abordagem Discursivo-Semiótica
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Calidoscópio
Citação: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; RODRIGUES, Maria das Graças Soares. Concepções de gêneros discursivos nas abordagens sociossemióticas. Revista Calidoscópio, São Leopoldo (RS), v. 18, n. 1, p. 184-201, jan./abr. 2020.
Resumo: Neste artigo, fazemos uma reflexão teórica sobre as concepções de gênero nas abordagens sociossemióticas. Temos como objetivo mostrar de que forma as concepções vigentes nessas teorias convergem e/ou divergem entre si, o que pode causar confusão e incompreensão por parte de usuários menos experientes e de professores do ensino básico quanto à terminologia e à própria conceituação. Seguimos os pressupostos teóricos dos autores reconhecidos como representativos das diferentes abordagens, como Halliday e Hasan, Estrutura Potencial Genérica; Martin, Teleológica; Fowler at al, Linguística Crítica; Kress, Discursivo-Semiótica; e Fairclough, Análise Crítica do Discurso. Após revisão teórica, analisamos os pontos exponenciais acerca das concepções de gênero focalizadas nessas abordagens e constatamos que há pontos comuns e conflitantes entre elas que podem levar a incompreensões e a dificuldades quanto ao que entendem por gêneros discursivos. Contudo, concluímos que é pouco provável se chegar a uma concepção consensual em virtude da própria natureza do objeto.
Abstract: In this article, we make a theoretical reflection on the conceptions of gender in the socio-demographic approaches. We aim to show how current conceptions in these theories converge and/or diverge among themselves, which can cause confusion and incomprehension on the part of less experienced users and teachers of basic education in terms of terminology and the concept itself. We follow the theoretical assumptions of authors recognized as representative of different approaches, such as Halliday and Hasan, in Generic Potential Structure; Martin, in the Teleological; Fowler at al, in Critical Linguistics; Kress, in Discursive-Semiotics; and Fairclough in Critical Discourse Analysis. After a theoretical review, we analyzed the exponential points about gender conceptions focused on these approaches and found that there are common and conflicting points between them, which can lead to misunderstandings and difficulties regarding what they mean by discursive genres. However, we conclude that it is unlikely to arrive at a consensual conception due to the very nature of the object.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52903
ISSN: 2177-6202
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_mmfsousamgsrodrigues.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.